Cidades mais pobres do Maranhão receberão mil kits com banheiro e caixa d’água neste ano

 

Em mais uma ação aliada às 500 obras concluídas pelo Governo do Maranhão durante os primeiros mil dias de gestão, o governador Flávio Dino assina, nesta quinta-feira (28), o termo de ordem de serviço para a construção de mais seis lotes dos chamados kits sanitários. O material vai para os municípios integrantes do Plano Mais IDH, que busca elevar os Índices de Desenvolvimento Humano Municipal nas 30 cidades mais pobres do estado.

São mil kits que chegarão a famílias dessas regiões até o fim do ano. Até 2018, serão 6 mil kits no total, 200 para cada cidade. A assinatura da ordem de serviço será às 16h, no salão de Atos do Palácio dos Leões.

A implantação dos kits sanitários faz parte da ação do Governo do Estado para combater o problema de falta de banheiros ou sanitários de uso exclusivo nas residências maranhenses. São R$ 60 milhões a serem investidos no programa. A previsão é de que pelo menos 6 mil famílias sejam beneficiadas nas cidades do Plano Mais IDH.

Os kits são estruturas de alvenaria, com fossas sépticas, sumidouros, pia, chuveiro, vaso sanitário, caixa d’água e lavanderia.

As famílias que receberão os kits serão escolhidas por meio de processos seletivos realizados pelas prefeituras, obedecendo aos seguintes critérios: estarem cadastradas no CadÚnico; terem crianças com idade entre 0 e 6 anos; residirem nas sedes dos municípios; e não possuírem banheiros com vasos sanitários ou chuveiros.

Para garantir que os kits sejam entregues às famílias que mais precisam, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) promoveu capacitação das equipes dos municípios que farão a pré-seleção dos beneficiados, definindo os critérios técnicos e sociais que devem ser utilizados.

Beneficiados em 2017

As cidades incluídas neste ano são Amapá do Maranhão, Centro Novo do Maranhão, Serrano do Maranhão, Afonso Cunha, Aldeias Altas, São João do Sóter, Água Doce, Santana do Maranhão, Araioses, Brejo de Areia, Conceição de Lago Açu, Satubinha, Belágua, Pedro do Rosário, Cajari, Arame, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras.

No total, até 2018, além dos municípios citados, o programa alcançará a população dos municípios de Fernando Falcão, Governador Newton Bello, Lagoa Grande do Maranhão, Marajá do Sena, Milagres do Maranhão, Primeira Cruz, Santa Filomena do Maranhão, Santo Amaro, São Francisco do Maranhão, São João do Carú, São Raimundo do Doca Bezerra e São Roberto.

Caema e Procon implantam canal direto para solução imediata de conflitos

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) assinou um acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) para a implantação do atendimento de um canal direto nas unidades do Procon e VIVA.  O órgão já possui também uma linha de atendimento com a Companhia Energética do Maranhão (Cemar). 

 



 

 

A partir de agora, os consumidores poderão realizar reclamações diretamente nos guichês da Caema, localizados na sede do Procon, no São Francisco, e nas unidades do VIVA na Beira-mar e no Shopping da Ilha. Nos guichês, o consumidor terá acesso aos serviços de parcelamento refaturamento imediato, linha de atendimento diferenciado, com condições especiais, dentre outros serviços. Todo o processo de atendimento será acompanhando de perto por servidores do PROCON/MA.

De acordo com o presidente do Procon/MA e do VIVA, Duarte Júnior, essa iniciativa irá permitir maior celeridade e resolução dos problemas dos consumidores. “Agora, será possível a solução imediata dos problemas presencialmente e diretamente com a empresa. Assim, reduzimos a judicialização e consequentemente os gastos e o tempo para a solução dos conflitos, além de assegurarmos o acesso pleno à justiça e a garantia da harmonia das relações de consumo”, explicou o presidente.

"É sempre importante termos atenção com o consumidor e o Procon nessa parceria abre um canal, com um atendimento expresso, exclusivo da Caema que vai facilitar a fluidez e o andamento das reclamações e das soluções dos problemas", ressaltou o presidente da Caema, Carlos Rogério. 

A previsão é de que os serviços estejam em funcionamento no início de outubro. O consumidor que precisar realizar denúncia ou reclamação sobre o fornecimento de água deverá estar munido de original e cópia do documento de identidade e da conta.

CAEMA participa da semana de Renegociação de Dívidas

 
 
Em comemoração aos 27 anos do Código de Defesa do Consumidor, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA) em parceria com Desfrut, Bodytech e Viva Mais realiza, entre os dias 18 de Setembro e 01 de Outubro, no VIVA do Shopping da Ilha, a Semana de Renegociação de Dívidas.
 
A CAEMA já atendeu, até o momento, cerca de 500 pessoas na renegociação das dívidas. Para renegociação do débito é necessário que o consumidor apresente documentos que os comprovem, além de documentos de identificação como RG, CPF, comprovante de residência, e uma proposta de parcelamento. Além do atendimento de renegociação, durante o período há também a oportunidade de realizar a emissão de documentos de segunda a sábado.

OGE/MA realiza encontro com ouvidorias na Sede da CAEMA

A Ouvidoria Geral do Estado - OGE/MA, órgão ligado a Secretaria de Transparência e Controle sob responsabilidade do Ouvidor-Geral da Estado, Marcos Caminha realizou no dia 12 de Setembro de 2017, na Sede da CAEMA, um encontro para as ouvidorias dos orgãos públicos estaduais. Os encontros são realizados desde Julho de 2015 e já está na sua 6º edição. As reuniões estão sendo realizadas de forma intinerante em todos os orgãos que compõem a rede. Os encontros sediados pela OGE/MA têm o intuito de agregar novas experiências assim como também atualizar e padronizar o atendimento aos usuários dos setores de ouvidoria garantindo que cidadão maranhense tenha acesso aos órgãos do Governo do Maranhão, no que se refere a transparência e controle social.

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