CAEMA e SEAP assinam convênio de cooperação em medida de ressocialização de apenados

A Companhia de Saneamento Ambiental – CAEMA e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), celebraram termo de cooperação técnica para incentivo à política de ressocialização de apenados. O convênio foi assinado na sede da SEAP na última quinta-feira (01), e terá como foco a disponibilização por parte da CAEMA, de postos de trabalho para apenados do sistema prisional.

Participaram do ato de assinatura o diretor presidente da CAEMA, Carlos Rogério Araújo; o diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente, André dos Santos Paula; O diretor de gestão administrativa, financeira e de pessoas da CAEMA, Nilson Ferreira; Ivanlins Macedo, gerente de pessoas da CAEMA;  o subsecretário de Administração Penitenciária, Rafael Velasco; e a secretária adjunta de Atendimento e Humanização Penitenciaria (SAAHP) da Seap, Kelly Carvalho.

Para o presidente da CAEMA, Carlos Rogério Araújo, a assinatura do convênio entre as partes interessadas tem grande representatividade só para a CAEMA,  em razão da sua de sua política social interna, mas também para a sociedade civil como um todo, uma vez que destina sua parcela de contribuição para a ressocialização e reinserção de pessoas apenadas.

“À medida em que realizamos este ato, nós ajudamos o intuito do Governo do Estado em alavancar essa política de ressocialização, uma vez que usaremos esse convênio para fazer ações de manutenção da nossas áreas com limpeza, capina, entre outros trabalhos de serviços gerais, e também se for o caso, atividades que requerem mão-de-obra especializada”, explicou o presidente da CAEMA, Carlos Rogério Araújo.

Para início da parceria foram disponibilizados 10 postos de trabalho, número que deverá ser ampliando em um segundo momento, com o desenvolvimento da parceria na prática.

“A partir das conversas que estamos tendo com a SEAP e entendendo a importância e a amplitude desta ação encabeçada pelo Governo, nós temos a intenção de ampliar essa parceria para os sistemas que a CAEMA opera no interior, seguindo os mesmos moldes do convênio que estamos firmando aqui para a capital, oferecendo também vagas para serviços gerais, soldador, montador, entre outros postos”, finalizou.

A SEAP esclareceu que assinatura do convênio é importante para garantir a reintegração social dos apenados. “A proposta é fortalecer o processo de reintegração social dos internos de forma eficaz, garantindo a eles trabalho digno”, disse o subsecretário da Seap, Rafael Velasco.

 

 

Governo encerra espera de 30 anos e realiza obra histórica de abastecimento em Tutóia

A sede da cidade de Tutóia, município distante 320 km da capital, agora possui um novo panorama de abastecimento de água a partir das obras realizadas pelo Governo do Maranhão. Mesmo tendo população estimada em 59 mil habitantes e estar localizada em uma região de alto potencial turístico, a cidade de Tutóia não dispunha, até então, de um sistema que garantisse o abastecimento da cidade, o que perdurou por 30 anos.

Sensível à situação, o Governo do Maranhão destinou esforços e recursos que estão transformando essa realidade. Foram investidos mais de R$ 7 milhões em intervenções para estruturar o sistema desde a captação, passando pela construção de Estação de Tratamento de Água (ETA), e até a implantação de redes de distribuição de água tratada para atender os bairros da sede do município. A primeira etapa da obra já foi concluída beneficiando mais de 3 mil famílias e a segunda etapa está sendo licitada.

A obra seguiu todos os passos necessários para que se cumprisse um planejamento traçado desde a elaboração do projeto, contemplando a Política Ambiental instituída pela empresa, para minimizar impactos decorrentes das atividades de operação com vistas ao fornecimento de água potável de forma eficaz, responsável e sustentável, e garantir a preservação dos locais de captação.

Com as obras, via ficar no passado a necessidade da população comprar água, muitas vezes de qualidade duvidosa, ou então de recorrer a poços conhecidos como ‘cacimbões’, mas que geralmente apresentam níveis altíssimos de coliformes fecais e cloreto de sódio, deixando a água salgada, dentre outros problemas que afetavam a saúde da população.

Implantação

A implantação do Sistema de Abastecimento de Água da cidade de Tutóia foi iniciada com os serviços de captação. Foi realizada a construção de dois tubulões em aço patinável, estrutura de alta resistência e indicada para solos com presença de lençol freático, fazendo a captação de água direta do Riacho Bom Gosto. Paralelo a isso, foram realizadas as obras para construção da Estação Elevatória de Água Bruta e a construção de Casa de Bombas para abrigar dois conjuntos moto-bombas.

Um dos pontos mais importantes no processo de implantação do sistema foi a construção de uma Estação de Tratamento de Água convencional em concreto armado, apropriada para tratar, por hora, 2 mil litros da água captada no riacho. Também foram reestruturados e recuperados reservatórios.

Após a estruturação de todo o parque para captação, tratamento e distribuição da água, foram realizados os serviços para chegada da água aos bairros, a exemplo dos bairros Paxicá, Comum e Bom Gosto. Inicialmente foram realizadas 1.380 ligações domiciliares em áreas próximas a ETA, e quando a rede de distribuição já possuía 64 km de extensão, foram totalizadas 4.380 novas ligações.

Solucionando impasses

As obras para reestruturação do Sistema de Abastecimento de Água de Tutóia estavam paradas por diversas incompatibilidades técnicas e legais, e embargadas por órgãos fiscalizadores desde 2013. Logo que assumiu a gestão estadual, o governador Flavio Dino assegurou que seriam tomadas providencias emergenciais para garantir mais água nas torneiras o quanto antes. Uma série de medidas e visitas à sede e localidades no município foi realizada para ouvir a população e buscar alternativas para resolver o problema de falta de água em Tutóia.

Entre as alternativas emergenciais, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) estabeleceu como prioridade a perfuração de poços que pudessem de imediato suprir a necessidade de comunidades que viviam sem abastecimento. Foram perfurados poços localizados no Bom Gosto e no Comum, para que se pudesse aumentar a ofertar de água potável à população. Com vazão média de 40 mil litros cada um, os novos poços permitiram abastecer de imediato, à época, 800 casas na sede do município.

As obras para total recuperação, ampliação e expansão do Sistema Abastecimento de Água em Tutóia foram realizadas para que toda a população pudesse ser beneficiada com o aumento do volume de água produzido, armazenado e distribuição para as casas, abastecendo diretamente 21 mil habitantes. Concluídas as obras no mês passado, o Sistema entrou, então, em fase de testes e monitoramento, para operar em definitivo.

“Aqui em Tutóia, o povo não acreditava mais que a situação pudesse mudar. Tanto que, ao longo de tantos anos, espalhou-se na cidade uma anedota popular, e a espera pela água nas torneiras passou a ser definida pela população como ‘A lenda da Água’. Essa era uma expressão comumente pronunciada e ouvida pelas ruas de Tutóia, devido ao fato de que várias promessas foram feitas e reiteradas por governantes no sentido de dar aos moradores da sede um abastecimento digno. Com todo esse extenso trabalho que foi desenvolvido pelo Governo através da Caema, o quadro agora é outro. Nas rodas de conversas, nos encontros de amigos, ‘A lenda da Água’ deu lugar à realidade”, conta Marcelo Santos Serejo, encarregado pelo sistema de abastecimento da cidade.

Ele explica que, durante a fase de testes, um dos objetivos é verificar o alcance da vazão. Para isso, várias torneiras foram instaladas em diversos pontos específicos, para monitorar se a água está chegando com a frequência e intensidade esperadas. “Ao abrir as torneiras de teste, é interessante ver como o povo reage, arranca sorrisos e reações inesperadas, afinal, era uma ideia bastante distante da realidade de muitos ver água saindo da torneira”, explica.

Como nunca houve o abastecimento pleno na cidade, a maioria das casas não possui tubulação, por isso, a CAEMA colocou cavaletes com ramais na porta das residências, permitindo o uso imediato e facilitando a interligação para uma futura rede doméstica.

Deusalene Cruz de Oliveira, 42 anos, moradora do Centro, afirma que com a chegada da água a falta de esperança em dias melhores ficou no passado e deu lugar à confiança. Ela conta que, apesar de estar no Centro da cidade, não tinha água há 20 anos. “Nós estamos esperando o governador de braços abertos, porque hoje nós estamos vendo essa maravilha aqui. Nunca imaginava ver água em Tutóia, e hoje a água está aqui e tem para todos”, agradeceu ela.

Outro bairro onde os moradores estão radiantes é o Monte Castelo. Maria do Socorro Gomes Pinheiro, de 50 anos, moradora do bairro, está muito feliz com o ponto de água. “Há muito tempo que estava aqui sem água, é uma coisa que não podemos viver sem. Agradeço ao Governo do Estado, por que agora estamos muito bem”, disse.

OBRAS EM TUTÓIA

Captação Riacho Bom Gosto:
– Casa de bombas, Estação Elevatória de Água Bruta, execução da estrutura física e instalações de dois conjuntos moto-bomba, totalizando vazão de 200m³/ h, implantação de adutora de água bruta de 125 metros.

Estação de Tratamento de Água (ETA):
– ETA convencional – Estruturação em concreto armado, vazão de 200m³/ h.
– Elevatória de água tratada – Execução de casa de bombas e estação elevatória de água tratada, vazão 200m³/ h, adutora de água tratada (implantação de 5 km de linha adutora nova – DN250 a DN300).

Redes de distribuição:
– 64 km de rede nova implantada, propiciando 4.380 novas ligações.

Investimento realizado:
R$ 7.008.993,46

Governo realiza mais uma edição do Dia D Mais IDH com serviços e entrega de obras em dez municípios

Moradia digna para viver. Foi o que proporcionou o Governo do Estado com a entrega de casas a dezenas famílias do povoado Taboca, no município de Aldeias Altas. A cidade é umas das contempladas com as ações do Dia D Mais IDH, realizado pelo Governo do Estado, neste sábado (24). As unidades habitacionais integram o programa Minha Casa Meu Maranhão, coordenado pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

Secretários de Estado e técnicos de programa estaduais visitaram 10 municípios do interior do Maranhão. O evento garantiu atendimentos de saúde, cidadania, educação, infraestrutura e uma série de melhorias com a entrega de obras em centenas de comunidades. O Plano Mais IDH contempla os 30 municípios mais carentes do Maranhão com fins a garantir igualdade social e qualidade de vida a todos os maranhenses.

Cerca de 30 famílias foram beneficiadas com a entrega das residências em Aldeias Altas. O Minha Casa Meu Maranhão é um plano de habitação com foco nas áreas rurais dos municípios do interior do estado e alcança dez cidades, totalizando mil famílias – aproximadamente 3,8 mil pessoas.

“A importância desse momento se dá pela consolidação de um programa referência das ações sociais e de cidadania do Governo do Estado para as comunidades mais carentes. O Mais IDH e tudo que agrega só reforça o compromisso do governador Flávio Dino com um governo de todos e para todos os maranhenses”, enfatizou o secretário de Estado de Comunicação Social e Articulação Política (Secap), Márcio Jerry, que coordenou as ações no município.

“São importantes entregas para o Plano Mais IDH, marca do governo Flávio Dino e que tem sido conduzido com muita seriedade. É uma ação que pontua positivamente para os indicadores de saúde e do IDH desta região”, destaca a titular da Secid, Flávia Alexandrina. Além de Aldeias Altas, as cidades de Belágua, Lagoa Grande, Satubinha, Conceição de Lago Açu e Araioses estão na lista de contempladas. A cidade contou ainda com atendimentos da Força Estadual de Saúde (Fesma) e entrega de insumos a comunidades agrícolas.

Em Belágua, o Governo entregou as novas instalações do Centro de Ensino Desembargador Emésio Araújo e do Farol do Saber Diego Granjeiro, como parte do programa Escola Digna. Os prédios foram totalmente recuperados com investimentos de mais de R$ 220 mil. Os serviços melhoraram a rede elétrica e hidráulica, pisos, revestimentos, pintura, cobertura, forro, salas de aula e banheiros. As unidades também foram climatizadas.  O Centro de Ensino atende 340 alunos de ensino médio, nos três turnos; já o Farol do Saber vai abrigar uma biblioteca e servirá como centro cultural.

O prefeito do município, Herlon Costa, destacou o olhar sensível do Governo às regiões mais carentes. “Para nós, é muito importante essa parceria, pois, sem esse apoio, não teríamos como realizar tantas benfeitorias. O Governo do Estado vem nos ajudando muito para que possamos garantir mais condições de vida à nossa população, que muito precisa”, disse.O secretário de Estado de Educação (Seduc), Felipe Camarão destacou que ações como o Sim, Eu Posso!, destaque na Organização das Nações Unidas (ONU); o programa Escola Digna, que além da construção de escolas, oferta assessoria técnico-pedagógica; além do programa Avança, que regulariza o fluxo idade/série são pilares da atual gestão. “São iniciativas que levaram o governador Flávio Dino a ser reconhecido nacionalmente como o melhor do país. Todas estas ações estão em Belágua”, lembrou o gestor.

“O projeto é muito bom e realmente traz melhoria para a gente. Com essa ajuda eu consegui melhorar minha produção com a assistência que recebi. E garanto meu sustento, por causa desse apoio”, disse o agricultor Raimundo Nonato, morador do povoado Estiva de Josefa, em Belágua. Além das reformas dos prédios para a educação, o Dia D Mais IDH realizou uma edição da Feira de Agricultura Familiar e inaugurou o sistema de abastecimento de água na cidade.

O abastecimento de água foi outro viés do programa que garantiu a diversas localidades ligações domiciliares, poços e outras melhorias neste setor. O secretário de Estado de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves, ressaltou que a falta de acesso à água potável nas cidades mais pobres do Maranhão é um dos sinais mais claros da política de desigualdade que vinha sendo praticada.

“Com a implantação do sistema pleno de água na sede de municípios, o Governo do Maranhão garante às pessoas, sobretudo às crianças, saúde e qualidade de vida. E isto é Direitos Humanos”, reforçou o gestor.

No município de Satubinha, a gestão estadual inaugurou sistemas de abastecimento de água, entregou kits de irrigação e distribuiu produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Eu gostei muito de receber esses produtos. Assim eu não precisei gastar o pouco dinheiro que tenho e vou poder oferecer comida de qualidade para meus filhos”, comentou Cleidiane Gonçalves, 25 anos, moradora de Conceição do Lago Açú, sobre as distribuições do PAA.

As equipes vistoriaram obras das Cozinhas Comunitárias que estão em construção nos municípios de Satubinha e Centro Novo. Os equipamentos vão garantir mais segurança alimentar e nutricional servindo 200 refeições no horário de almoço. “O maior benefício que o Governo do Estado tem dado à população é a visibilidade, uma vez que ouve essa população e governa de acordo com a necessidade do povo. Esse é o Mais IDH”, reforçou o secretário Extraordinário de Igualdade Racial (Seir), Gerson Pinheiro.

Cidadania e dignidade 

No povoado Bacabal, em Primeira Cruz, a população foi beneficiada com ações do programa Mais Renda que distribuiu dez kits com equipamentos de beleza contendo secadores, chapinhas, lavatórios, tesouras, itens de manicure e outros. “Esta iniciativa já está em vários municípios e tem o objetivo de ampliar a renda capacitando e incluindo os trabalhadores informais do ramo de alimentos e beleza”, explicou o secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Neto Evangelista.

Integrando a lista de obras e serviços do Dia D Mais IDH, a gestão estadual levou aos municípios mais 12 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água e mais dois Sistemas Universais de Água; 21 kits de irrigação; vistoria em duas Cozinhas Comunitárias; entrega de uma patrulha agrícola; entregas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em cinco municípios; de 10 kits de equipamentos do programa Mais Renda; promoção da Feirinha da Agricultura Familiar; além de atendimentos de saúde pela equipe da Força Estadual de Saúde (Fesma), da Carreta da Mulher e do Procon/Viva.

Entre os municípios atendidos com o Dia D Mais IDH neste sábado estão Afonso Cunha, Brejo de Areia, Centro Novo do Maranhão, Jenipapo dos Vieiras, Primeira Cruz, São Roberto e Satubinha.

Conceição do Lago Açu recebe novo Sistema de Abastecimento de Água

Mais água, mais saúde e respeito para os habitantes de Conceição de Lago Açu. O município recebeu no sábado (24), durante a programação do Dia D do Mais IDH, um novo e amplo sistema de abastecimento que dará maior eficiência e segurança ao abastecimento das famílias que residem na sede. O Dia D do Mais IDH aconteceu simultaneamente em diversas cidades do estado. 

O programa Mais IDH foi criado pelo Governo do Maranhão para combater a extrema pobreza nas 30 cidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado.

Em Conceição do Lago Açu, a água tratada chega por meio de um grande trabalho desenvolvido pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caema), que executou obras estratégicas mudando de vez uma situação de total desabastecimento em algumas áreas da sede.

“Em Conceição do Lago Açu, assim como nos outros municípios do Mais IDH, as obras de implantação e recuperação de sistema, ampliação de redes de distribuição e realização de novas ligações são um grande trabalho social para levar dignidade e respeito às famílias nestas localidades, por meio da promoção da saúde, com combate a várias doenças que se proliferam através da veiculação hídrica”, disse o presidente da Caema, Carlos Rogério Araújo.  

Ao todo, foram investidos quase R$ 3 milhões na ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Conceição do Lago Açu. Tal investimento vai garantir segurança hídrica ao município até o ano de 2045, conforme a previsão técnica de crescimento previsto para a população. 

Com as intervenções realizadas pela Caema, que constam de perfuração de um novo poço, reforma dos poços existentes, expansão da rede de distribuição e construção de um reservatório de 200 mil litros, o abastecimento de água está garantido aos moradores da sede do município. 

“Em algumas localidades, o estudo técnico feito para elaboração do projeto e execução das obras necessárias ao sistema apontou uma situação bem crítica, com pontos que estavam sem água encanada há mais de uma década. Todas estas situações foram identificadas durante a elaboração do projeto e, agora, não fazem mais parte do dia a dia da população”, explicou Alexandre Rêbelo da Unidade Especial de Planejamento e Políticas Públicas (UEP) da Caema.

Novo Sistema de Abastecimento de Água de Conceição do Lago Açu

Investimento total: R$2.751.422,69
Obras físicas na captação-perfuração de 1 poço novo (P3): 200 metros de profundidade, vazão de 70m³
Manutenção de 2 poços (P1 e P2): Melhorias na captação
Resultado: Aumento na vazão captada de 33.000 litros para 109.000 litros/h

Reunião aproxima associação dos moradores do Residencial Amendoeiras e CAEMA

 

Cerca de 50 pessoas da Associação dos Moradores do Residencial Amendoeiras, localizada na Zona Rural de São Luís, estiveram presentes em reunião com os representantes da CAEMA da Gerência de Negócios da Cidade Operária.

Durante a reunião, a comunidade apresentou suas necessidades relacionadas às melhorias para o saneamento básico da área.

 A reunião contou com a presença do gerente da unidade, Milton Braz; o coordenador comercial, George Coutinho; o coordenador, José Viana; e o coordenador em exercício de Operação do Sistema Coletor, Rodrigo Silva de Meneses.

De acordo com o gerente, a reunião é fruto do trabalho comunitário que a Companhia vem fazendo em parceria com a associação dos moradores do Residencial Amendoeiras. “Esta relação surgiu da necessidade de ouvir as reivindicações da comunidade. Estamos conversando com a população e, por meio desse diálogo, esclarecemos todas as questões financeiras que envolvem o aumento na tarifa da conta de água, dentre outros assuntos. Isso é uma forma que encontrou empresa para apresentar suas ações e ao mesmo tempo manter um elo com a comunidade em geral”, disse.

 

No encontro, os gestores trataram sobre vários assuntos com o intuito de facilitar e melhorar a vida dos moradores, que apresentaram problemas, como vazamento de esgoto, o que dificulta o bombeamento de efluentes até a rede de tratamento, e também problemas relativos a cobrança da fatura de água e funcionamento de hidrômetros no Residencial Amendoeiras. Depois de apuradas as questões levadas pela população, foram traçadas estratégias para sanar as respectivas situações enfrentadas na localidade.

 

Em relação ao faturamento de contas, a gerência da Cidade Operária, juntamente com a diretoria comercial já está tomando as medidas necessárias para atender algumas reivindicações levantadas. “Estamos elaborando um documento na unidade da Cidade Operária para que possamos encaminhar para a direção da empresa, com finalidade de resolver esse problema que vem impactando na vida dos moradores da associação”, argumentou o coordenador comercial, George Coutinho.

 

Intervenção da Gerência da Cidade Operária

 

A gerência aproveitou a oportunidade para esclarecer algumas intervenções que vem realizando para melhorar a vida dos moradores do Residencial Amendoeiras. Uma dessas medidas foi a colocação do disjuntor das caixas d’água que estavam expostos dentro do imóvel, evitando sobrecargas e curto-circuitos. A Companhia também mostrou a importância da sua atuação na sociedade e também referiu-se  sobre os trabalhos que ela vem realizando na área de saneamento no estado do Maranhão, também abordou sobre educação ambiental enfatizando sobre a economia de água.

 

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