OPERADORES DE ETAS PARTICIPAM DE TREINAMENTO SOBRE O MANUSEIO E TRANSPORTE DO CLORO

Com o objetivo de aperfeiçoar e orientar os operadores das estações de tratamento de água do interior do Estado, especialmente os que lidam com o sistema de cloração da água, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA promoveu no início do mês de março, nas Gerências de Negócios de Itapecuru-Mirim e Pedreiras, um Treinamento sobre Operação e Manutenção do Sistema de Cloração da Água.

O treinamento foi realizado em duas etapas, sendo a primeira no município de Itapecuru-Mirim com participação dos profissionais das regionais de Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro e Itapecuru. A segunda etapa foi realizada em Pedreiras, com a participação dos profissionais das regionais de Presidente Dutra, São João dos Patos, Santa Inês e Pedreiras, totalizando 50 colaboradores.

Os participantes foram orientados quanto a forma correta e segura de manusear e transportar o cloro; sobre os efeitos nocivos para a saúde humana, quando manuseado de forma incorreta; como agir em casos de acidentes de vazamentos e ainda de como se prevenirem para evitarem danos pessoais, uma vez que esse produto além de possuir um cheiro ativo e extremamente irritante, em contato com a água ou com a umidade ele torna-se um forte corrosivo.

Os participantes foram orientados também quanto aos riscos do contato do produto com a pele e os seus efeitos como: grave irritação e queimadura química com ulceração e descascamento da pele, resultando em dermatites; contato do elemento com os olhos podendo causar séria inflamação da conjuntiva, opacidade da córnea, atrofia da íris e danos nas lentes, dentre outros.

Segundo o superintendente do interior, engenheiro Felipe Pinheiro Fernandes, o evento foi bastante proveitoso. “Foi feita uma reciclagem, além da oportunidade da aquisição de novos conhecimentos. O grande foco abordado foi na questão da segurança, onde o colaborador aprendeu a manusear o produto corretamente, usando a máscara na hora das trocas e luvas. O evento atingiu todas as regionais e quem ganha com isso é a população, pois com profissionais qualificados, obtém-se água de qualidade”, destacou.

Para o químico da Companhia, José Ribamar Siqueira Bayma, o uso do cloro na água é de grande importância, principalmente por eliminar todas as bactérias. “O cloro é a certificação de uma água com boa qualidade. Mas tem que ser trabalhado dentro do limite permitido, nem pouco e nem muito, tem que ser na dose certa, e isso também fez parte do nosso treinamento”, comentou.

O treinamento foi coordenado pela Superintendência do Interior e ministrado por técnicos da Beraca Sabará Químicos e Ingredientes Ltda.

 

VI SEMANA ESTADUAL DE PROTEÇÃO E CONSERVAÇÃO DAS ÁGUAS DOCES

No período de 15 a 22 de Março a CAEMA promove a VI Semana de Proteção e Conservação das Águas Doces, com o tema: “Água Alimento para a Vida”. Na Gerência de Negócios em Santa Inês, os eventos acontecerão nos dias 19, 20, 21 e 22 do mesmo mês. Os estagiários daquela regional são os responsáveis pelo planejamento, organização e desenvolvimento das atividades que serão realizadas em diferentes municípios.  

Tema: Conservação e Proteção das Águas Doce do Maranhão

PROGRAMAÇÃO 

SISTEMA: VITÓRIA DO MEARIM

Local: Centro de Ensino Dr. Raimundo Magno Alves

Data: 19/03/2012

Horário: 15 às 17 horas

Palestrantes: Evanildo Raulino Duarte, Luciano Henrique Cavalcante Costa, Gustavo Lucas Curvelo Marques, Tarcísio Augusto Sampaio Carneiro de Sousa, Dheyson Cruz Araújo e Antônio Juliano Lima Sousa 

SISTEMA: SANTA LUZIA

Local: Centro de Ensino Travassos Furtado (Bandeirantes)

Data: 20/03/2012

Horário: 14:00 às 16:00

Palestrantes: Alexandre Bezerra de Souza, Luciano Henrique Cavalcante Costa, Gustavo Lucas Curvelo Marques, Tarcísio Augusto Sampaio Carneiro de Sousa, Dheyson Cruz Araújo, Antônio Juliano Lima Sousa

SISTEMA: PINDARÉ MIRIM

Local: Centro de Ensino José Sarney Costa

Data: 2103/2012

Horário: 14:00 às 16:00

Palestrantes: Josy Mirna Matos, Luciano Henrique Cavalcante Costa, Gustavo Lucas Curvelo Marques, Tarcísio Augusto Sampaio Carneiro de Sousa, Dheyson Cruz Araújo, Antônio Juliano Lima Sousa

SISTEMA: SANTA INÊS

Local: Centro de Ensino Prof.ª Neusa de Carvalho Bastos

Data: 22/03/2012

Horário: 9:00 às 11:00

Palestrantes: Raimundo Nonato Teixeira Pacheco, Luciano Henrique Cavalcante Costa, Gustavo Lucas Curvelo Marques, Tarcísio Augusto Sampaio Carneiro de Sousa, Dheyson Cruz Araújo, Antônio Juliano Lima Sousa 

SEQUÊNCIA DA APRESENTAÇÃO:

  1. ENCARREGADO DO SISTEMA - Apresentação da CAEMA;
  2. LUCIANO(COORD. FINANCEIRO) - Água: Importância e Cuidados;
  3. GUSTAVO (ESTAGIÁRIO)- Conservação da Água e do Solo;
  4. TARCÍSIO(ESTAGIÁRIO) - Redução do Desperdício;
  5. DHEYSON(ESTAGIÁRIO)- Novas Fontes Alternativas de Água;
  6. JULIANO(QUÍMICO)- Tratamento e Qualidade da Água.

RECURSOS:

  • Datashow- apresentação de slides
  • Distribuição de Folders educativos

ANA ABRE INSCRIÇÕES PARA ESTUDO DE CASO SOBRE A COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA NA BACIA DO RIO DOCE

Entre 20 e 22 de março, estarão abertas as inscrições para a primeira edição do estudo de caso “Cobrança pelo Uso da Água: o Caso do Rio Doce”. Os interessados deverão se inscrever no site www.trainning.com.br/eadana.asp e preencher o formulário de inscrição exclusivo para as capacitações promovidas pela Agência Nacional de Águas (ANA) – não serão aceitas as inscrições feitas fora do formulário. O preenchimento das 400 vagas oferecidas se dará pela ordem de inscrição. O curso é a distância e gratuito.

Com uma carga de quatro horas, a capacitação será liberada no site www.trainning.com.br/eadana.asp para os participantes a partir de 26 de março, segunda-feira, e terá que ser concluída até 1º de abril. O objetivo do estudo de caso é apresentar e difundir a experiência da bacia hidrográfica do rio Doce quanto à implementação da cobrança pelo uso água, um dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos.

Os alunos que acessarem todos os slides do estudo de caso receberão um certificado digital de participação, validado pela Agência. Detalhes adicionais sobre a capacitação serão enviados por e-mail para todos os selecionados.

Mais informações: (61) 2109-5563/5261 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  http://capacitacao.ana.gov.br

 

 

 

NINA RODRIGUES E VARGEM GRANDE COMEMORAM MELHORIAS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Mais dois sistemas de abastecimentos de água do interior do Estado foram contemplados com melhorias realizadas nos últimos meses pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA.

Em Nina Rodrigues e Vargem Grande, sistemas pertencentes à Gerência de Negócios de Chapadinha, os moradores estão comemorando o aumento na oferta de água, obtido graças à implantação nos sistemas integrados de uma nova linha adutora com extensão de 207 metros. 

Os sistemas integrados de abastecimento de água dos dois municípios, possuem como fonte de captação o manancial superficial Rio Munim, que capta a água bruta através de um conjunto motor-bomba montado sobre uma balsa com flutuadores metálicos.

Para melhorar a captação de água bruta, técnicos e engenheiros da Companhia instalaram novos conjuntos motor-bombas tanto nos sistemas, de captação como nas estações elevatórias de água tratada de Nina Rodrigues e de Vargem Grande, resultando no recalque de 300 metros cúbicos de água por hora para a Estação de Tratamento de Água localizada na cidade de Nina Rodrigues. Essa Estação Elevatória de Água Tratada recalca aproximadamente 90 metros cúbicos de água por hora para o reservatório R1, cuja capacidade é 150 metros cúbicos.

O sistema transfere de Nina Rodrigues para a cidade de Vargem Grande, uma vazão de 210 metros cúbicos por hora, que alimenta o Poço de Sucção da Estação Elevatória de Água Tratada do 2º Recalque de Vargem Grande e também a subadutora ao longo da rodovia. Por sua vez, a Estação Elevatória de Água Tratada de Vargem Grande alimenta os reservatórios R1, com capacidade para 350 metros cúbicos e o R2, cuja capacidade é de 500 metros cúbicos de água.  

Para o gerente de Chapadinha, engenheiro Roberval Lima, as obras realizadas nesses sistemas proporcionaram melhorias significativas no abastecimento das duas cidades. “Em Vargem Grande a vazão que era de 160 metros cúbicos por hora, sofreu um incremento passando para 210 metros cúbicos por hora. Isso representou um grande avanço, pois esses municípios que estavam há vários anos sem abastecimento voltaram a receber água potável e de boa qualidade”, disse.

CAEMA DISPONIBILIZA LOJA VIRTUAL AOS USUÁRIOS DOS SEUS SERVIÇOS

 

Dando continuidade ao processo de modernização na área de Tecnologia da Informação, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA disponibilizará à clientela no dia 15 de março, a sua Loja Virtual - ferramenta de comunicação que possibilitará o acesso dos usuários às transações comerciais e operacionais com a Companhia, via internet.  

A iniciativa da Gerência de Tecnologia da Informação (GTIN) da CAEMA, visa oferecer em um só ambiente, diversos serviços, com o intuito de proporcionar ao cliente maior rapidez, segurança, transparência nos processos e fornecimento de informações e comodidade, uma vez que ele não necessitará sair de casa.  

A Loja Virtual disponibilizará ao consumidor vários tipos de serviços, dentre os quais: 2ª Via de Conta; Declaração Anual de Quitação; Alteração de Vencimentos das Contas de Água; Consultas de débitos; Consultas de Pagamentos; Débito automático em conta; Consulta de Consumo; Recebimento de Conta por e-mail, além de informações sobre Estrutura Tarifária; Programa Viva Água; Gerências de Negócios; Regulamentos de Serviços; Tabela de Preços de Serviços; Como pedir ligação de água e esgoto; Onde pagar sua fatura, além de orientações para evitar o desperdício de água, obstrução de esgoto e dicas de limpeza de caixa d’água. A emissão de Certidão Negativa de Débito será implantada em uma segunda etapa, tendo em vista a necessidade de finalização do processo de validação eletrônica.

Na nova ferramenta de trabalho, o cliente encontrará também o número do teleatendimento  08007010195, através do qual podem ser feitas reclamações de falta d’água, solicitação de serviços, consertos de ramal e atualização cadastral; o link de acesso à Ouvidoria; endereços e horários das Lojas de Atendimento; das Gerências da capital e interior e da Superintendência Metropolitana.

Outra ferramenta que será lançada nos próximos dias pela GTIN é a Intranet, cuja finalidade é facilitar a comunicação entre os colaboradores. De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação da Companhia, analista de Sistemas, Manoel Paulo, será realizada apenas a primeira etapa, que corresponde à disponibilidade de todos os softwares que tem na intranet, ou seja, a parte de comunicação interna. A troca de documentos e outros serviços ainda não estarão relacionados nessa primeira etapa.

“A intranet será uma ferramenta muito útil aos empregados da CAEMA, uma vez que facilitará a comunicação entre todos os setores”, disse, destacando que enquanto a Intranet facilita a troca de informação entre os colaboradores, a Loja Virtual facilita a vida dos usuários.

 

 

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