Funcionários da CAEMA são empossados nos Conselhos Consultivos do Parque Estadual do Bacanga e da Área de Proteção Ambiental da Região do Maracanã

Funcionários da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) foram empossados, recentemente, como conselheiros dos Conselhos Consultivos do Parque Estadual do Bacanga/2020 e da Área de Proteção Ambiental da Região do Maracanã/2020. A posse proporciona a inserção da Companhia em fóruns de estudos, defesa, gestão e proteção ao meio ambiente.
 
Um dos eventos aconteceu, quarta-feira (21), na União de Moradores da Alegria, no Maracanã, e o outro ocorreu na terça-feira (27), no auditório do IEMA–Itaqui Bacanga, ambos em São Luís. Os atos de posse foram promovidos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA). 
 
No primeiro ato, foram empossados como conselheira titular consultiva da Área de Proteção Ambiental da Região do Maracanã, a engenheira ambiental, lotada na Coordenadoria de Produção de Água Metropolitana (OCMMA), Nathália Almeida Pinheiro; e como suplente o engenheiro civil, lotado na Coordenadoria de Obras da Região Metropolitana (EOBRM), Pedro Afonso Costa Lima. 
 
Já na terça-feira (27), foram empossas como conselheira titular do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Bacanga, a coordenadora de Planejamento e Gestão de Bacias Hidrográficas (EMARG), Suely Gonçalves da Conceição; e como conselheira suplente a assessora da Diretoria de Comercialização e Relacionamento com o Cliente (DC), Ananda Rodrigues Marinho. 
 
Nos dois momentos, aconteceu ainda uma oficina de orientações gerais sobre o papel do conselheiro, nesse processo. Também foram tratados assuntos pertinentes à elaboração do Regimento Interno e à posse dos conselheiros do biênio 2020-2022.

Ouvidoria da CAEMA e Ouvidoria Geral do Estado traçam metas de governança de sistemas

George Pereira, ouvidor da CAEMA; Rodrigo Machado, ouvidor Geral do Estado; e a assistente administrativa da CAEMA, Maria de Lourdes Farias.A Ouvidoria da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) e a Ouvidoria Geral do Estado traçaram, na última quarta-feira (14), importantes metas de governança dos sistemas E-SIC e E-Ouv, plataformas integradas de todas as ouvidorias do governo. Durante o encontro, também foram discutidas orientações quanto ao acesso à informação da Lei de Proteção de Dados e Direitos dos Usuários de Serviços Públicos.

A Ouvidoria é um órgão de atendimento interno e externo, com função estratégica que visa contribuir para o aprimoramento e melhoria das atividades a partir de manifestações de clientes, empregados e cidadãos. Isso torna o setor imprescindível no processo de interlocução e mediação, para solução de questões referentes à qualidade dos serviços e transparência na gestão, com o cumprimento da legislação relativa do acesso à informação.

“A ouvidoria da CAEMA compõe uma plataforma estadual e federal de ouvidorias e de Serviços de Informações ao Cidadão, que tem como objetivo o acesso à informação e à proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos, instituído pela Lei Federal n° 13460 de 26 de junho de 2017 e a Lei Ordinária Estadual N°10217 de 23 de março de 2015”, detalhou o ouvidor da CAEMA, George Pereira, durante o encontro.

Dentre algumas das competências das Ouvidorias, uma é fortalecer o comprometimento dos empregados na prática de gestão de relacionamento com o cliente, além da gestão participativa do cidadão, envolvendo a população nos questionamentos sobre saneamento básico. “Faz parte da Ouvidoria, avaliar a procedência de sugestões, reclamações, denúncias e encaminhar às áreas competentes”, explica o ouvidor-geral do Estado, Rodrigo Machado.

A Ouvidoria é um canal de segunda instância ao cidadão. Antes de reclamar à Ouvidoria, o cidadão deve procurar os canais oficiais de atendimento. Para isso, a CAEMA conta com os seguintes canais de atendimento: a Loja Virtual no site www.caema.ma.gov.br; o Call Center 0800 701 0195; o WhatsApp (98) 9-9113-0195; e o aplicativo “CAEMA Mobile”, disponível para Android, além das unidades de atendimento que já iniciaram o atendimento presencial agendado.

*Na foto: George Pereira, ouvidor da CAEMA; Rodrigo Machado, ouvidor Geral do Estado; e a assistente administrativa da CAEMA, Maria de Lourdes Farias.

Governo amplia sistema de abastecimento de água em São Domingos do Maranhão

Obra passa a beneficiar mais de 2 mil moradores do bairro Gavião com água encanada
 
 
O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), inaugurou, nesta sexta-feira (9), mais um Sistema de Abastecimento de Água em São Domingos do Maranhão, desta vez, na Rua Campo Alegre, bairro Gavião. A nova estrutura beneficia mais de 2 mil moradores daquela comunidade, melhorando, de forma significativa, a qualidade de vida das pessoas que ali residem.
 
O equipamento amplia o serviço de abastecimento de água da cidade, garantindo o funcionamento de 10 poços profundos de grande vazão, no município, o que atende algo em torno de 912 bairros daquela região. “É mais um sistema de abastecimento de água entregue pelo Governo do Estado que, aqui, passa a beneficiar mais de 500 famílias. O abastecimento de água é um serviço essencial para a população, que melhora o desenvolvimento social e humano da comunidade, preservando a saúde das pessoas”, destaca o secretário de Estado de Comunicação Social e Articulação Política (Secap), Rodrigo Lago.    
 
 
O poço, cujo investimento foi no valor de R$ 250 mil e a iniciativa faz parte do Programa Água para Todos, cujo objetivo é melhorar, ampliar e/ou instalar sistemas de abastecimento de água por todo o Maranhão. “É uma satisfação muito grande cumprir com o nosso dever de melhorar a qualidade de vida das pessoas. A inauguração de mais esse sistema de abastecimento, em São Domingos, só mostra o quanto a atual gestão estadual está comprometida em continuar fazendo um trabalho cada vez melhor”, afirma o diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente da CAEMA, José Oliveira Ataídes. 
 
Os moradores do bairro Gavião comemoram a chegada da água na comunidade. Francisca Pereira da Silva, de 40 anos, é uma das pessoas beneficiadas. “Antes, quando não tínhamos água, era um sofrimento até para beber. A gente esperava o carro pipa chegar para poder abastecer litros, garrafas, mas agora temos água em abundância e isso é muito bom”, contou a moradora.   
 
Evaldo Facundes, de 52 anos, falou sobre o benefício de ter água no bairro e o quanto isso é importante até para a valorização da comunidade. “Em diversas conversas com amigos, após a chegada da água em nossas casas, houve uma valorização dos imóveis do bairro. Antes, ninguém queria comprar casa aqui no bairro pelo simples fato de que não tínhamos água. Agora a realidade é outra”, afirmou, satisfeito, o morador.
 
Fonte: CAEMA
Texto: Alan Jorge
Fotos: Hil Neto

 

CAEMA inicia atendimento presencial agendado na área Itaqui-Bacanga

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) iniciou, na manhã desta quinta-feira (15), o atendimento presencial agendado em sua Unidade do Anjo da Guarda. Os agendamentos podem ser realizados todos os dias pelo site www.caema.ma.gov.br. O serviço online também está disponível para os atendimentos na unidade do Centro, desde o dia 15 de junho; e nas unidades da Cidade Operária e Cohab, serão iniciados nos dias 3 e 16 de novembro, respectivamente.

Os atendimentos presenciais na unidade do Anjo da Guarda, assim como nas demais, ocorrem de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e de 14h às 18h. Para ser atendido de forma presencial, o cliente deve acessar o site e escolher o horário e o dia, e comparecer à unidade, sem atraso, no horário e data marcados. A entrada nos locais de atendimento só será possível com o uso de máscara de proteção.

O atendimento nas lojas da CAEMA, nesse período de pandemia, acontece com a metade da capacidade permitida, mantendo o distanciamento entre os clientes e funcionários, bem como em cada guichê de atendimento possui uma proteção. Além disso, a Companhia instalou, na entrada da loja, a cabine de desinfeção.   

“A medida tem como objetivo evitar a aglomeração de pessoas nos locais de atendimento ao público, visto que todas as normas de segurança sanitária estão sendo devidamente adotadas pela Companhia como forma de prevenção à COVID-19. Por isso, reafirmamos que não fechamos nenhuma unidade, estamos apenas , protegendo clientes e funcionários”, explica o diretor presidente da CAEMA, André dos Santos Paula.



Para agendar o atendimento no site da CAEMA, basta acessar a página oficial da Companhia e escolher a opção “Agendamento Online”. No aplicativo, o cliente deve escolher a opção “Agendar Atendimento”. Desde o início da pandemia, a Companhia elaborou um cronograma de reabertura gradual do atendimento presencial e manteve o atendimento remoto, através de seus canais digitais.

“Para a segurança dos nossos funcionários e dos nossos clientes, instalamos cabine de desinfecção sanitária e tomamos todos os cuidados para que tudo seja feito conforme os protocolos sanitários exigidos”, destaca a gerente de Relacionamento com o Cliente da CAEMA, Camila Cruz.

É importante lembrar que muitos serviços realizados pela CAEMA podem ser solicitados pelos seguintes canais de atendimento: Call Center: (0800 7010 195), WhatsApp: (98) 99113 0195 e aplicativo "CAEMA Mobile". No entanto, caso o cliente precise se deslocar até a unidade para ser atendido, o agendamento online é obrigatório.

 

Fonte: CAEMA
Texto: Alan Jorge / Saulo Maclean
Fotos: Hil Neto

CAEMA iniciará atendimento presencial agendado no Anjo da Guarda

 
A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) iniciará, na próxima quinta-feira (15), o atendimento presencial na Gerência de Negócios do Anjo da Guarda. Nesta retomada, porém, o cliente precisará fazer o agendamento prévio pelo site da Companhia, onde constarão todas as informações relacionadas ao horário do seu atendimento.
 
O atendimento presencial se mantém suspenso na área Itaqui-Bacanga em razão do Decreto Estadual que visa a segurança sanitária dos clientes e dos funcionários da Companhia. Na capital, apenas a Gerência de Negócios do Centro segue o atendimento presencial agendado.
 
“A retomada desse atendimento presencial tem ocorrido de forma gradativa e respeitando todas as medidas de proteção exigidas pelos órgãos públicos de saúde. Foi assim com a unidade do Centro e agora com a do Anjo da Guarda”, explica o diretor presidente da CAEMA, André dos Santos Paula.
 
Por conta desses novos padrões impostos pela pandemia, a CAEMA orienta seus clientes a dar preferência ao atendimento pelos canais de relacionamento da Companhia. São eles: o Call Center: 0800 7010 195; o WhatsApp: (98) 99113 0195; e o aplicativo “CAEMA Mobile”, disponível para Android.
 
Para realizar o atendimento presencial nas Gerências de Negócios do Anjo da Guarda ou do Centro, basta acessar o site da CAEMA: www.caema.ma.gov.br. Nas demais unidades, nos bairros Cohab, Cidade Operária e Vinhais, o atendimento presencial agendado será iniciado nas próximas etapas.
 
No interior do estado, o atendimento presencial por agendamento já foi retomado em oito gerências de negócios. Os municípios que já retomaram essa modalidade são: Imperatriz, Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Coroatá, Santa Inês, Barra do Corda, Presidente Dutra e Pinheiro.

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