CAEMA é uma das empresas participantes da “Semana Dívida Zero” do Procon/MA

Os clientes da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) poderão negociar seus débitos, na “Semana Dívida Zero”, promovida pelo Procon/MA. O evento acontece de terça-feira (1) até sábado (5), na unidade Viva/Procon do Shopping da Ilha, em São Luís.
 
No guichê da CAEMA, dois atendentes estarão disponíveis, das 8h às 12h e das 14h às 18h, para receber e orientar seus clientes, conforme a legislação vigente; e apresentar a melhor forma de negociação da dívida, obedecendo todas as normas de segurança sanitária dos órgãos de saúde.
 
“A nossa expectativa é atender, aproximadamente, 100 clientes por dia. Ao final do evento, esperamos que pelo menos 500 pessoas terão sua situação de débito resolvida com a ajuda dos servidores da Companhia”, estima a gerente de Relacionamento com o Cliente da CAEMA, Camila Cruz.
 
Durante o atendimento, o cliente deve relatar a situação do seu débito. Em seguida, ele é informado sobre as formas de pagamento, descontos e outras vantagens disponíveis. “Nossos clientes serão orientados da melhor forma. Em alguns casos, o débito poderá ser parcelado em até 24 vezes”, lembra a gerente.
 
Semana Dívida Zero
 
Além da CAEMA, outras empresas estão oferecendo condições especiais para o pagamento de dívidas. Entre elas estão as operadoras de telefonia, instituições de ensino superior, instituições financeiras, concessionárias de água, esgoto e energia elétrica, serviços funerários e lojas de departamento.
 
Neste ano, os clientes também poderão participar de maneira on-line, efetuando o cadastro na plataforma www.consumidor.gov.br. Após o cadastro, a lista de empresas disponíveis para a negociação via internet estará disponível no botão “Empresas Participantes”, na aba “Bancos, Financeiras e Administradoras de Cartão”.
 
“É o retorno de nossa ‘Semana de Renegociação de Dívidas’, que fazemos duas vezes por ano, só que agora, nesse contexto de pandemia, com uma nova roupagem e com a possibilidade de negociação presencial e on-line, que torna o evento mais seguro”, comentou a presidente do Procon/MA, Adaltina Queiroga.

CAEMA e Hemomar realizam campanha de incentivo à doação de sangue

 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), em parceria com a Hemomar, realizou, nesta sexta-feira (27), campanha de incentivo à doação de sangue. Intitulada “Doe sangue, salve vidas”, a ação consiste em estimular o ato de doar sangue entre os colaboradores da Companhia e, assim, ser mais solidário para com o próximo.    

A campanha ocorreu das 9h às 16h, com o apoio da Diretoria de Gestão Administrativa, Financeira e de Pessoas (DG), por meio do seu Serviço Social. Pelo menos 16 profissionais da Hemomar participaram, entre os quais médicos, enfermeiros, assistentes sociais e pessoal da logística. Ao todo, 35 servidores foram voluntários e doaram sangue.

“A CAEMA vem realizando essa ação com a Hemomar com intuito de promover a doação de sangue entre nossos funcionários. Nesse momento, principalmente, houve um déficit de doadores devido à pandemia, e o nosso foco aqui é contribuir para estimular a doação”, informa a diretora de Gestão Administrativa, Financeira e de Pessoas da CAEMA, Edna Portela. 

Procedimento

Antes da coleta do sangue, o funcionário passa por um serviço de triagem. Nele, são coletados os dados pessoais do doador. Em seguida, o doador é submetido a teste de anemia, aferição da pressão arterial, medição de temperatura, e passa por uma entrevista com o médico. Caso seja considerado apto, o funcionário doador pode ter o sangue coletado.

O coordenador do Financeiro da CAEMA, Edjane Mesquita Almeida, foi um dos colaboradores que participaram do ato de solidariedade. “É um ato de amor ao próximo. É uma forma de ajudar quem mais precisa. Estamos atravessando um momento no qual a união de esforços e a solidariedade precisam ser prioridade”, lembrou o funcionário doador.

 

 

CAEMA inicia recadastramento para regularização de imóveis e clientes

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) iniciou o recadastramento de imóveis e clientes, na região metropolitana de São Luís, a começar pelo bairro Cohab e adjacências. O objetivo é a regularização da prestação de serviços e cobranças para quem ainda não está devidamente cadastrado ou cujos dados constam como desatualizados no sistema da Companhia.

No processo de recadastramento ocorre a atualização dos dados, tanto dos clientes quanto dos imóveis. A ação iniciou-se com duas equipes, mas, atualmente, já conta com quatro grupos para realizar o trabalho. Alguns dos bairros onde têm ocorrido o procedimento são: Cohatrac, Cohab, Cohab-Anil, Forquilha, Anil, Cruzeiro do Anil, Planalto, Aurora, Pão de Açúcar e, em breve na região da Cidade Operária.

O gerente de faturamento da CAEMA, Fábio Marques, explica que o recadastramento ajuda a traçar ações justas de cobrança, além da possibilidade da instalação de hidrômetros em áreas com abastecimento regular, mas que ainda não contavam com o equipamento de medição. Dessa forma, a fatura terá uma garantia a mais de transparência e um maior controle na prestação dos serviços.

“A Companhia tem o compromisso de manter os serviços funcionando e regularizar as cobranças para que o trabalho seja justo com o cliente e, ao mesmo tempo, ofereça condições para que a Companhia continue investindo em saneamento básico, na região metropolitana de São Luís e nos demais municípios do estado”, explica o chefe da Gerência de Faturamento.

CAEMA amplia abastecimento de água no bairro Pão de Açúcar e passa a atender mais 5.400 pessoas da localidade

 

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), inaugurou, nesta segunda-feira (23), o quarto Sistema de Abastecimento de Água no bairro, desta vez para atender mais de 5 mil pessoas localidade.

Resultado de um investimento de mais de R$ 172 mil, feito pelo Governo do Estado, o equipamento está localizado na 1ª Travessa São José, Nº 52, entre as ruas Gonçalves Dias e Duque de Caxias, no bairro Pão de Açúcar, em São Luís.

“É a garantia de mais saúde e qualidade de vida para 5.400 pessoas dessa comunidade. Transformar a vida das pessoas, levando dignidade ao povo, tem sido uma marca do nosso Governo", frisou o vice-governador Carlos Brandão.

O poço tubular tem vazão de 40 mil litros/hora, profundidade de 144 metros, e atende cerca de 1.400 imóveis. “O Governo do Estado está fazendo muitos investimentos para melhorar o abastecimento de água em São Luís e nas demais cidades do estado”, destacou o presidente da CAEMA, André dos Santos Paula.

Os moradores receberam com gratidão a ampliação do sistema de abastecimento de água do bairro. “É muito bom ter água em casa. Lavar, banhar, fazer comida ficou mais fácil. Agora, temos água à vontade”, comemorou a dona de casa, Valéria Regina Alves Silva, de 41 anos.

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Fotos: Hill Neto / Nael Reis
Texto: Alan Jorge

Unidade da CAEMA no Vinhais passa por reforma para maior conforto de clientes e funcionários

Depois de reabrir as Unidades de Atendimento ao Cliente do Centro, Anjo da Guarda e Cidade Operária, conforme a flexibilização das normas sanitárias, e já ter agendado para a próxima segunda-feira (16) a reabertura da Unidade da Cohab, a Companhia de Saneamento de Ambiental do Maranhão (CAEMA) anuncia que o espaço físico da Unidade Vinhais será otimizado.
 
Segundo o diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente (DC) da CAEMA, José Oliveira Ataídes, o melhor aproveitamento da estrutura possibilitará ao cliente uma maior proximidade com a direção, já que o local também será a nova sede da DC; e oferecerá mais conforto e segurança para atender grandes consumidores e órgãos públicos municipais, estaduais e federais.
 
“Houve um estudo prévio para dimensionar o espaço físico e lotação dos funcionários. A nova estrutura oferecerá mais conforto aos funcionários que trabalham ali e também aqueles que cumprem serviço de campo para que possam planejar suas tarefas e fazer suas refeições com comodidade. O público, por sua vez, estará mais próximo da Diretoria”, destaca Oliveira.
 
Reabertura gradual
 
Durante a pandemia, as Unidades de Atendimento ao Cliente da CAEMA, por força dos decretos estaduais e das normas de segurança, tiveram seu atendimento presencial suspenso. Nesse período, a Companhia ampliou seus canais digitais oficiais de atendimento e adotou algumas estratégias para melhor atender a população, o que gerou algumas notícias falsas.
 
“Uma dessas notícias falsas foi a de a CAEMA havia ‘fechado definitivamente suas lojas de atendimento’, deixando a população ‘desemparada’. Enquanto isso, no entanto, estávamos trabalhando para tornar esse serviço cada vez melhor, ampliando nossos canais digitais e preparando a reabertura gradual das unidades físicas, como já ocorreu”, completa o diretor de Comercialização.
 
Aos clientes residenciais e comerciais, o atendimento presencial agendado retornou, dia 15 de junho, na Unidade do Centro; no dia 15 de outubro na Unidade do Anjo da Guarda; e no dia 3 de novembro na Unidade da Cidade Operária. Esta semana, a Companhia também reativou seus guichês nas Unidades do Viva/Procon da Beira Mar e Shopping da Ilha.

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