PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

 

1. Não concordo com o valor da minha fatura. Como faço para contestar o valor?
O titular da conta, munido de sua fatura da CAEMA, deve informar o número da matrícula, seu CPF ou CNPJ e indicar a possível causa da alteração no valor. A solicitação pode ser feita pela Loja Virtual, Aplicativo CAEMA Mobile, Whatsapp (98) 99113-0195, Call Center 0800 7010 195 ou na Loja de Atendimento Presencial responsável por sua matrícula. A reclamação será analisada pelo atendente, podendo ser necessária a realização de uma fiscalização no imóvel. O protocolo pode ser acompanhado através de autoatendimento no Aplicativo CAEMA ou na Loja Virtual, ou com o auxílio de nossos atendentes nos demais canais.

2. Tenho débitos com a CAEMA. Como faço para negociar?
Para parcelar os débitos com a CAEMA, o titular da conta ou representante por ele autorizado por procuração com firma reconhecida, deve comparecer a uma de nossas Lojas de Atendimento Presencial ou realizar contato pelo canais virtuais.
Para identificar os documentos necessários conforme o perfil de cada cliente, clique aqui.
Para identificar os contatos da Loja de Atendimento Presencial e Virtual responsável por sua negociação, clique aqui
Para parcelar em até 12 vezes com Cartão de Crédito, clique aqui.
Lembramos que as condições de negociação são diferentes de acordo com o valor do débito e, também, caso existam negociações não cumpridas para a mesma matrícula. 

3. Meu imóvel está sem água. Como faço para confirmar o motivo?
Antes de entrar em contato com a CAEMA, verifique:
- A chave antes do medidor de água (hidrômetro) está aberta?
- Imóveis vizinhos também estão sem água?
- A água está com baixa pressão?
- O pagamento da conta de água está em dia?

 No caso de haver débitos, consulte-os na Loja Virtual ou no Aplicativo CAEMA Mobile.
Caso nenhuma dessas opções represente a situação do seu imóvel, existe a possibilidade de estar ocorrendo um suspensão temporária de abastecimento para manutenção emergencial ou programada.
Os avisos de suspensão temporárias, programadas ou emergenciais, são divulgados em nossa página do Facebook, twitter ou site. Consulte se sua localidade está entre as manutenções programadas. Caso não encontre, faça contato pelos canais virtuais e fale com um de nossos atendentes, pois o problema pode ser localizado, causado por obstrução ou vazamento.

4. Como faço para obter segunda via de uma fatura?
Para pagamento com código de barras, clique aqui.
Para emissão da segunda via, clique aqui.
Outras opções podem ser acessadas pelo Aplicativo CAEMA Mobile, Call Center e Whatsapp.
Para opções presenciais, dirija-se até uma de nossas Lojas de Atendimento.
Caso deseje receber todos os meses a fatura por e-mail, basta se cadastrar na Loja Virtual, solicitar através do Whatsapp ou no Atendimento Presencial.

5. Como solicito a mudança da titularidade da minha fatura?
A solicitação deve ser realizada na Loja de Atendimento Presencial mais próxima de seu imóvel, no Aplicativo CAEMA Mobile, na Loja Virtual ou no Whatsapp da CAEMA. O cliente deve apresentar documentos legais que comprovem que ele é o atual proprietário do imóvel:
- Documento de compra e venda do imóvel;
- Recibo autenticado em cartório;
- Documento de Identificação Pessoal com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, entre outros) e CPF;

Em caso de aluguel, tanto o locador como locatário podem solicitar a mudança de titularidade munidos de seus documentos pessoais e contrato de aluguel autenticado em cartório. O locatário será inserido no sistema como usuário do imóvel (passando a ser o titular da fatura) e o locador continuará constando em nosso sistema comercial como proprietário.

Para imóveis de titular falecido, é necessário que o novo titular apresente o atestado de óbito ou inventário dos bens do falecido sempre que houver mais de um herdeiro. Caso possua, apresentar também comprovante de residência no endereço do imóvel alvo da solicitação.

Em caso de Pessoa Jurídica, o responsável deve apresentar o Contrato Social ou Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica, além do Documento de compra e venda do imóvel, autenticados, ou contrato de aluguel quando aplicável. 

6. Preciso pedir uma ligação de água para a CAEMA pela primeira vez. Como devo proceder?
A ligação nova pode ser solicitada na Loja de Atendimento Presencial mais próxima de seu imóvel. No momento da solicitação, será necessário informar o documento de compra e venda autenticado do imóvel a ser abastecido e documentos pessoais do titular, como CPF e RG. Será realizada uma fiscalização no local para que a CAEMA se certifique dos trabalhos necessários para realizar a ligação, assim como cadastramento do imóvel para geração do número de matrícula do mesmo. A vistoria é um serviço taxado, cujo valor é cobrado na fatura inicial ou por guia de pagamento. Posteriormente será enviada equipe para realizar o serviço de ligação nova de água, também taxado, que será cobrado na fatura inicial. O prazo para execução de ligação nova de água será informado no ato da solicitação do serviço, pois há prazos diferentes de acordo com a Unidade de Negócios responsável pela região.

7. Como posso obter uma Declaração de não-usuário (DNU)?
A Declaração de não-usuário só pode ser solicitada para imóveis que não estão localizados em área abastecida pela CAEMA. Ela pode ser solicitada pelos canais virtuais ou na Loja de Atendimento Presencial mais próxima de seu imóvel, sendo necessário fornecer endereço completo e CNPJ ou CPF. Por se tratar de uma solicitação taxada, o cliente só recebe a declaração após apresentar o comprovante de pagamento da guia. A declaração tem validade de 60 dias.

Para os clientes que residem em áreas abastecidas pela CAEMA, mas não possuem vínculo direto como usuários, somente é emitida uma Certidão Negativa de Débitos, que pode ser solicitada com os mesmos dados exigidos para emissão de DNU.

8. Paguei a mesma fatura mais de uma vez. Como devo proceder?
Os pagamentos são reconhecidos em até 48 horas após a realização do mesmo. Sendo assim, o cliente deve entrar em contato com a CAEMA pelos canais virtuais ou na Loja de Atendimento Presencial mais próxima de seu imóvel informando sua matrícula. O atendente vai consultar se a duplicidade de pagamento já consta em sistema e seguirá com a devolução do valor gerando crédito para próximas faturas. 

9. Como me cadastrar na Tarifa Social em virtude da minha situação econômica-financeira?

Para estar inserido na Categoria Residencial Popular, o consumo de água deve ocorrer exclusivamente para fins domésticos e possuir simultaneamente quatro das seguintes características:
a) Construção em taipa ou alvenaria de adobe;
b) Piso de cimento liso ou inferior;
c) Instalação sanitária única;
d) Ponto único para utilização de água para fins diversos;
e) Ponto único para utilização de energia elétrica;
f) Localização em rua popular.
Caso se enquadre nos critérios, o cliente deve solicitar a fiscalização comprobatória através dos canais virtuais ou na Loja de Atendimento Presencial.

Além da Tarifa Social, existe o Programa Viva Água do Governo do Estado do Maranhão, que isenta o cliente do pagamento das faturas de água e esgoto. Para ter possibilidade de participação nesse programa, o usuário titular deve possuir Número de Identificação Social (NIS), cadastro federal que regula as pessoas de baixa renda, e participar de algum programa social, como exemplo, o Bolsa Família. O imóvel deve estar cadastrado na categoria residencial e que apresente para cada economia, o consumo de água de até 25m³/mês (vinte e cinco metros cúbicos por mês), conforme estabelecido no Artigo 84 do Decreto Estadual nº 11.060/89. O Governo do Estado anualmente, conforme convênio junto à CAEMA, informa as matrículas contempladas pelo Programa.

Se você se encaixa nas condições acima, pode ser direito ao Programa Viva Água. Para aderir, procure o CRAS mais próximo de você. Para informações sobre o Viva Água, Clique aqui.

CAEMA e Agência Francesa de Desenvolvimento assinam Termo de Cooperação Técnica

Na próxima sexta-feira (22), evento on-line marcará a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Adequando-se ao momento, o evento de assinatura acontecerá de forma virtual, às 16h30 com a presença do presidente da CAEMA, André dos Santos Paula; do Diretor da AFD no Brasil, Philippe Orliange; e do Secretário de Estado de Programas Estratégicos, Luís Fernando Silva.

O Termo de Cooperação visa a melhoria da capacidade institucional da CAEMA, principalmente quanto à melhoria de suas capacidades, com o foco na prestação de serviços, planejamento quanto a utilização dos recursos, eficiência operacional, eficiência na gestão de negócios, sustentabilidade financeira, acesso a serviços, capacidade de gestão de responsabilidade social corporativa, estratégia e corporate governance.

A cooperação entre AFD e CAEMA conta com o apoio do Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Programas Estratégicos (SEPE), entre outros órgãos e entidades que, desde novembro de 2018, acompanharam as tratativas para melhorias na Companhia e aprimoramento da prestação dos serviços de saneamento básico.

Evento: Assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre a CAEMA e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)
Quando: Dia 22 de maio, 16h30
Onde: Evento virtual

CAEMA amplia oferta de água na cidade de Governador Eugênio Barros

Dando continuidade à política de melhoria dos serviços de saneamento por todo o estado, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) entregou novo Sistema de Abastecimento de Água para a população do município de Governador Eugênio Barros. A ação reforça o abastecimento para pelo menos 6,5 mil pessoas que já podem contar com o incremento de vazão de 50 mil litros de água por hora.

A entrega é resultado de mais uma ação do Programa Água Para Todos do Governo do Estado, executado pela CAEMA, que vai aprimorar a oferta de água para milhares de famílias. O novo sistema é formado por um poço tubular com 264 metros de profundidade e mais de 300 metros de rede de distribuição. Foram R$ 400.783,50 de investimentos para favorecer o suprimento de água naquela cidade.

“Este poço é muito importante para nós. Ele vai atender parte da nossa população. O Governador Flávio Dino, em boa hora, deu continuidade à obra e hoje entregamos ao município”, declarou a prefeita de Governador Eugênio Barros, Maria da Luz Figueiredo.

"Estamos trabalhando incansavelmente para levar mais água e de qualidade para nossos clientes. Dessa vez, com muita satisfação, entregamos um Sistema moderno para a cidade de Governador Eugênio Barros, que vai garantir conforto e segurança hídrica para várias famílias que não tinham abastecimento regular", declarou André dos Santos Paula, presidente da CAEMA.

O novo poço entregue à população aumenta a confiabilidade operacional e melhora a qualidade dos serviços prestados pela Companhia na cidade, especialmente na região adjacente ao novo sistema, já que a água não chegava nas casas das famílias, o que comprometia a qualidade de vida dessas pessoas.

"Agora tem Água Para Todos e é importante não desperdiçar e usar de maneira consciente para que ela não falte. O sistema já está operando e também será um grande aliado para essas famílias na prevenção ao COVID nessa época de pandemia" declarou André.

 

CAEMA realiza palestra por videoconferência abordando métodos de prevenção ao novo Coronavírus

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) promoveu, na manhã desta quinta-feira (14), uma palestra por videoconferência com o tema “Medidas preventivas para a CAEMA em tempos de Covid-19”, ministrada pelo médico sanitarista e secretário de Políticas Públicas do Governo do Estado, Marcos Pacheco.

O diretor-presidente da CAEMA, André dos Santos Paula, fez fala de abertura, destacando algumas ações realizadas pelo comitê instaurado na Companhia para monitoramento do Covid-19, como o distanciamento social de colaboradores do grupo risco e/ou com morbidades e dos que apresentassem eventuais sintomas da doença. No início das medidas, trabalhava-se com cerca de 2.000 funcionários atuando presencialmente e, nos dias atuais, o número foi reduzido, gradativamente, para cerca de 1.000. Aos servidores que seguem no trabalho em campo, tem-se fornecido materiais que auxiliam na prevenção, como álcool em gel, máscara, luvas além da realização de testes para verificar eventuais contágios.

Sobre a realização da palestra, o diretor reiterou que um dos pontos mais importantes para combater o novo Coronavírus é a informação. “É necessário esse momento de diálogo porque o combate a desinformação é importante, pois ela pode atrapalhar a eficácia da prevenção. O nosso trabalho é tão essencial quanto o de outros setores como Segurança, Saúde e Indústria Alimentícia, uma vez que precisamos manter a regularidade do fornecimento de água e o fator essencial à medida preventiva neste momento, é o conhecimento. Por isso é interessante que ele chegue e chegue de forma compreensível”, destacou.

Covid-19 e os cuidados a serem tomados

De acordo com o secretário de Políticas Públicas, Dr. Marcos Pacheco, o Covid-19 é um vírus que tem predileção pelo sistema respiratório e cujo contágio acontece pelas narinas ou pela boca. Os sintomas mais comuns assemelham-se aos de uma gripe, como febre, dor de cabeça, dor no corpo, fadiga, perda de olfato e/ou paladar e dores musculares. No entanto, o vírus se manifesta de diferentes maneiras nos pacientes. “Quando ele se replica no corpo humano, cerca de 80% dos pacientes apresentarão ou apenas um quadro gripal ou não apresentarão sintoma algum. Porém, os outros 20% sentirão sintomas mais graves e em torno de 3% a 5% destes, manifestarão insuficiência respiratória”, explicou.

É necessário ficar atento a sinais específicos que indicam uma possível complicação: febre persistente, tosse intensa (incomodativa) e desconforto respiratório, são sintomas que apontam a necessidade de consulta médica. Nos casos leves da doença, é orientado repouso e isolamento de 14 dias a partir do primeiro sintoma; já os casos mais graves podem precisar de internação e o tempo de isolamento pode se estender até a 21 dias.

Quanto aos métodos de proteção tanto no trabalho quanto em outras situações, o médico ressalta que a máscara é a principal aliada. “Como o contágio do vírus se dá por vias respiratórias, a máscara é o principal equipamento para evita-lo, porque obstrui a sua entrada. O ideal é que a máscara tenha dupla face, uma interna e outra externa e que ela cubra todo o nariz se estendendo até a parte inferior do queixo”. Além disso, ele pontuou que não se podem deixar de lado outras ações, como o uso do álcool em gel, lavagem constante das mãos com água e sabão e uso de luvas e botas quando for necessário.

O gerente da Unidade de Negócios da Cidade Operária, George Coutinho, apontou alguns aspectos que chamaram sua atenção durante o discorrimento do tema. “A palestra foi muito propositiva e esclarecedora acerca dos principais pontos dessa pandemia. Questões importantes como prevenção, tratamento e os procedimentos para a volta ao trabalho, que são pontos pertinentes aos colaboradores da CAEMA, foram muito bem sintetizados e explicados. A Companhia está de parabéns por esta ação”, afirmou.

O auxiliar administrativo João Corrêa, da Superintendência de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente do Interior (OCI), também apontou detalhes importantes citados na palestra como o consumo de água e o uso da máscara. “O consumo constante de água é muito importante, hábito que em muitas das vezes ainda é negligenciado. Outro ponto interessante é o uso das máscaras, que não podem ser deixadas de lado mesmo se a pessoa já tiver se recuperado, uma vez que a sua imunidade não a impede de passar o vírus adiante”, finalizou.

 

 

CAEMA inicia obra de travessia de tubulação na Avenida Daniel de La Touche utilizando método não-destrutivo

O Governo do Maranhão, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), deu início, na última quarta-feira (06), à obra de travessia para implementação do interceptor de esgoto das Bacias dos Rios Pimenta e Claro na Avenida Daniel de La Touche localizado no bairro da Cohama, em São Luís.

A intervenção ocorrerá pelo método não-destrutivo, ou seja, a instalação das canalizações e dos dutos será subterrânea, evitando escavações e rompimento de calçadas, ruas e estradas. Durante a obra será inserida tubulação de polietileno (PEAD), com 42 metros e de 350 milímetros de diâmetro.

Os tubos de PEAD possuem variedade de diâmetros e classes de pressão, sendo que, além da resistência a produtos químicos, abrasão e impactos, também é imune a corrosão. O diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Companhia, Leonardo Lima de Medeiros, pontuou que o método não-destrutivo de realização da obra contribuirá para causar menos impacto no tráfego. “A obra em si vai melhorar a balneabilidade das praias da ilha. O método não-destrutivo faz com que não se quebre o asfalto, tornando a obra mais limpa e organizada”, disse.

O coordenador de Projetos e Obras Especiais (EPRE), Antônio Pereira Sales Júnior, reforçou que, dentre os métodos não-destrutivos, será utilizado o Furo Unidirecional, nas quais três dessas travessias ocorrerão em trechos sob avenidas e um deles será executado em uma rua cuja largura é muito estreita. “A profundidade da rede é relativamente grande e possui galeria de água pluvial, o que ocasionaria riscos às residências e aos moradores se fosse executada por método tradicional, como escavação e utilização de máquinas pesadas”, afirmou.

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