CAEMA e donos de bares da Av. Litorânea discutem balneabilidade e buscam melhorias no abastecimento

A reunião proposta pela Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão, reuniu representantes da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA e os integrantes da Associação de Bares e Restaurantes da Avenida Litorânea (ASLIT), em torno das dificuldades e busca de soluções para melhorias no abastecimento de água, coleta de esgoto e aumento da balneabilidade das praias. A discursão ocorreu nas dependências da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) na última terça-feira (27).

Durante a reunião, engenheiros e técnicos da CAEMA puderam apresentar aos comerciantes e demais participantes o panorama atual estabelecido pela Companhia, no intuito de cumprir serviços essenciais de abastecimento e coleta de esgoto doméstico na área. O gerente da Unidade de Negócios do Vinhais da CAEMA, José Luiz Bastos, explicou que a Av. Litorânea é abastecida tanto pelo Sistema Italuís, com distribuição de vazão do reservatório R-9, quanto da exploração subterrânea do poço (p-2), localizado na avenida Luís Eduardo Magalhães.

Segundo Bastos, esta configuração permite atender perfeitamente o local, seus turistas, moradores e comércio estabelecidos ali.  Bastos enfatiza ainda que o principal problema a ser enfrentado hoje é o desperdício. “Nesse sentido, precisamos urgentemente da compreensão e parceria dos associados para mudar o quadro que acarreta prejuízos para ambos os lados”, frisou Bastos.

Entre os principais focos de desperdício, o corpo técnico da CAEMA listou pontos comuns que devem ser vistos com grande preocupação. Alguns se sobressaem por estarem ligados a problemas sociais e requererem, além de providências, sensibilidade do poder público, dos comerciantes e também dos frequentadores da orla. “Há uma série de questões. São pontos clandestinos de furto de água, uso desmedido por parte dos donos de bares e frequentadores, e sem falar nos lavadores de veículos que atuam na área, contribuindo para o enfraquecimento do abastecimento disponível e também acarretando danos ao Meio Ambiente, devido ao uso de materiais extremamente poluentes que vão parar na areia e, por consequência, na água do mar”, enfatiza Bastos.

Quanto à coleta de esgoto, os integrantes da comissão formada pela CAEMA também chamaram atenção para o fato de que todo o volume coletado na área recebe tratamento adequado. Os efluentes passam por duas Estações Elevatórias dos Esgotos (EEE), que operam ao longo da extensão da Avenida. “A CAEMA, recentemente, adquiriu 8 motores novos, aumentando a confiabilidade operacional do sistema e continua  destinando mais recursos para isso”, comentou Marcos Silva, coordenador socioambiental da CAEMA.

Após as explanações e o encaminhamento pelos participantes, foram programadas para a próxima semana, entre outras atividades, visitas técnicas nos bares e restaurantes. Além disso, uma petição formal junto a CAEMA, a ser protocolada pelos comerciantes, para análise e discussão da faixa de tarifa e enquadramento dos bares num modelo específico de cobrança. 

Para o presidente da ASLIT, Walternor Costa Silva, a reunião teve um caráter esclarecedor e a visita técnica, quando realizada, será uma ótima oportunidade para resolver pendências e realizar ajustes nas redes que servem os bares.  “Nós, quanto Associação, temos certeza de que os donos dos estabelecimentos vão se adequar ao que for necessário, pensando nos benefícios próprios e também para os clientes e o meio ambiente”.

Como interlocutor das discussões, o secretário adjunto de Turismo do Estado do Maranhão, Hugo Ricardo de Paiva, presente na reunião, disse que os debates desta natureza fazem parte de ações do GT da balneabilidade, grupo de trabalho instituído pelo governo e que reúne diversos órgãos interessados na melhoria da qualidade das praias, ganhos para atividade turística e econômica, bem como para a qualidade de vida da população na capital. 

“O diálogo franco entre as instituições do poder público, donos de bares e os representantes da CAEMA é de suma importância para fomentar e encaminhar demandas, quer seja em relação à Secretaria de Meio Ambiente ou em relação à interlocução da CAEMA que mesmo com a complexidade da prestação dos serviços segue de forma determinada a solucionar os problemas, seja de abastecimento ou de saneamento”, finalizou Hugo.

Clientes poderão obter descontos especiais para quitar dívidas com a CAEMA

Por meio de atendimento comercial em estande montado nas dependências do Shopping Rio Anil, em São Luís, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) está propiciando condições especiais para clientes que querem renegociar ou sanar débitos com a empresa durante o VII - Balcão de Renegociação de Dívidas, organizado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

O pacote ofertado aos clientes em situação de inadimplência prevê parcelamentos, além de redução de juros e multas em até 100% para que o consumidor possa honrar a negociação e ainda recuperar seu crédito. Quem pretende dispor dessas vantagens, deverá se e dirigir-se ao local de negociação, entre 10h e 22h, já que o encerramento do evento ocorre nesta sexta-feira (30).

Seu Valdemir Sousa (63), foi um dos primeiros a procurar o guichê de negociação e resolver uma dívida antiga com a CAEMA. Além das condições, ele elogiou a agilidade no atendimento recebido, fator que o deixou ainda mais satisfeito com o resultado. “Eu recebi um desconto e ainda parcelei o meu débito. Acima de tudo, foi bem rápido mesmo, a moça muito atenciosa me explicou tudo, em meia hora resolvi e paguei ”, conta o aposentado, morador do bairro Jardim São Cristóvão, em São Luís.

Assim como Valdemir, o senhor Antônio Francisco Ferreira (56), já tinha ciência do valor devido. Ele aproveitou a folga para procurar o Balcão e resolver a situação de vez. “Eu vim pelos descontos para pagamento à vista. Em um momento como esse, onde o país atravessa situação difícil, isso aqui é bom demais! Havendo condições, não se pode perder uma só oportunidade dessas de limpar o nome e recuperar a saúde financeira”, disse.

A negociação deve ser feita pelo titular do débito ou pelo responsável legal, que deverá se apresentar munido de procuração que comprove essa condição. Mas, para quem pretende verificar apenas a existência do débito, basta apresentar os documentos pessoais ou a matrícula do imóvel para verificar a situação. 

Ao saber do evento por uma reportagem, a servidora pública Deuzilene Moraes (47), aproveitou para ir ao local e verificar se havia débitos em seu nome.  No estande da CAEMA, ela aproveitou para checar a situação de um imóvel e descobriu que há contas em aberto.

 “Essa pesquisa foi boa porquê eu já vi as oportunidades, estou ciente agora do total do débito e também já estou levando opções para discutir com minha irmã. No caso, o valor total poderá ser dividido em até sessenta vezes após uma entrada”, afirma.

Segundo o diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente da CAEMA, José Oliveira Ataídes, as negociações via realização do VII - Balcão de Renegociação de Dívidas, tem características próprias para a dissolução das dívidas, mas reforça que é uma preocupação constante da CAEMA, por meio de seus canais de negociação, estar à disposição para atender aos clientes que procurarem este tipo de serviço em todos os momentos.

“As condições destinadas a este evento são ímpares, por isso, nós reforçamos a oportunidade em aproveitar essas condições. No entanto, é importante que se diga que, aquele consumidor que nos procure em outras oportunidades, também receberá todas as informações possíveis e necessárias para optar ente as condições habituais, por aquela que melhor se enquadre à sua realidade financeira, podendo então voltar a condição de adimplente e cumprir com a sua parcela quanto cliente consumidor, se mantendo em dia com o serviço de fornecimento de água e esgoto prestado pela CAEMA”, conclui.

CAEMA cria viveiro de mudas para reflorestamento de mananciais com plantas nativas

O projeto “Produzir e Plantar Proteção das Águas” visa a criação de um viveiro de mudas nativas para reflorestamento de mananciais utilizados pela CAEMA para fins de abastecimento humano.  O viveiro será instalado nas dependências da Associação dos Servidores da CAEMA – ASSERCA.

O viveiro é apenas um ponto inicial de um amplo projeto voltado para a proteção das reservas de água e lençóis freáticos. Ele será executado em parceria com o Instituto Federal do Maranhão - IFMA, que será responsável, entre outras coisas, por ceder cooperação técnica para a formação do viveiro, pela escolha, identificação e produção das mudas.

O plantio das mudas será feito tanto nas margens de mananciais, quanto nas áreas onde há baterias de poços que exploram lençóis freáticos para uso de abastecimento pela CAEMA. De acordo com Marcos Silva, coordenador Socioambiental da CAEMA, O reflorestamento de áreas degradadas nas cercanias de mananciais e bacias hidrográficas é um importante investimento que será feito pela empresa.

“Ações deste tipo geram importantes resultados ambientais, sociais e econômicos refletindo diretamente na sustentabilidade dos serviços de abastecimento prestados pela CAEMA”, diz Marcos.

Além dos corpos hídricos e lençóis subterrâneos, o replantio de mudas será feito também nas áreas internas das Estações de Tratamento de Água (ETAs) e das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) operadas pela Companhia. O reflorestamento e replantio de espécies específicas nestes locais segue, inclusive, algumas normas regulamentares para que se diminua os impactos no Meio Ambiente.

Outro fator importante do projeto é destacado pelo coordenador de Licenciamento Ambiental e Outorga de Recursos Hídricos da CAEMA, Erick Maurício Araújo. Ele lembra que o"Produzir e Plantar Proteção das Águas" prevê a inserção da população neste processo por meio da participação em palestras, grande parte delas ministradas sobre temas correlatos à importância da manutenção das áreas verdes, recuperação de áreas degradadas e, ainda, ações concretas de plantio por populares, com doação de mudas de árvores primárias, secundárias, frutíferas e não frutíferas para comunidades.

“O crescente processo de urbanização tem resultado em danos ambientais, muitos deles às vezes irreversíveis. Com isso, a destruição da vegetação prejudica fortemente o ciclo da água e dificulta a recarga dos aquíferos. Pensando nisso, o projeto visa não somente o replantio de mudas, mas também, a difusão da consciência ambiental, com a adoção de boas práticas de preservação do Meio Ambiente e do ecossistema onde coexistimos”, sintetiza Erick Araújo.

Algumas reuniões para definir ações do projeto já foram realizadas essa semana. Participaram destas reuniões pela CAEMA, o gerente de meio ambiente ERICK Araújo, o coordenador socioambiental, Marcos Silva, o presidente da ASSERCA, Giovanni Abreu e a diretora geral do IFMA Maracanã, Professora Lucimeire Amorim, juntamente com a sua assessoria.

 
 
 
 

Funcionários da CAEMA iniciam a I Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Objetivando a prevenção de acidentes do trabalho e o bem-estar dos funcionários, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) iniciou, na última segunda-feira (26), a I Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT/Sede), voltada para colaboradores e estagiários do prédio sede da CAEMA, em São Luís.

Segundo Meagan Leal, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da CAEMA/Sede, a programação do evento se estenderá até sexta-feira (30) e contará com temas bastante diversificados, visando não somente a segurança do trabalho, como também, a saúde do seu público-alvo. "Basicamente, em segurança do trabalho entendemos que um funcionário doente não produz, o que é prejudicial tanto para ele quanto para a empresa. Por isso, buscamos trabalhar também com a saúde, então, durante a Semana vamos abordar a síndrome de burnout, que muitas pessoas não sabem, mas é o esgotamento mental e físico por excesso de trabalho, assim como a ansiedade e a depressão na terceira idade", explicou Meagan, enfatizando ainda sobre a participação dos funcionários na escolha das atividades, por meio de sugestões, durante o processo de planejamento e organização da SIPAT.

"Outro tema que está fazendo parte da programação é a segurança no trânsito, pois temos muitos motoristas de carros de passeio, motoqueiros e motoristas de carros pesados. Por isso, também fechamos parceria com o DETRAN-MA, para ter um diálogo com esse público em específico", acrescentou a presidente da CIPA.

Para Ubiranildes Mendes, secretária do setor jurídico da CAEMA, é fundamental a realização de atividades como essa na sede da Companhia. "Vejo que em nosso prédio, mesmo sendo uma sede administrativa, podem ser desenvolvidos alguns fatores de risco que devem ter a atenção de todos que trabalham aqui. Acredito que a CIPA serve para isso, até para dimensionar e conscientizar os nossos colegas sobre a prevenção desses possíveis acidentes. Tenho como exemplo um treinamento que tivemos, em que durante a simulação de um incêndio muitos colegas realmente não sabiam como agir", disse.

Vale destacar que cada unidade da CAEMA tem autonomia para montar a sua comissão e realizar ações, funcionando como membros do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho da CAEMA – SESMT.

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ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PRC
 
TEXTO: Nicolly Vaz
EDIÇÃO: Rafaela L. Plácido
FOTO: Claudio Pachêco

 

CAEMA intensifica ações de proteção e prevenção de acidentes

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) vem trabalhando fortemente diversas ações para prevenção de acidentes do trabalho junto aos seus empregados. A intenção é minimizar riscos e diminuir estatísticas, preservando, além da integridade física, o bem-estar e saúde psíquica dos colaboradores.

Segundo o responsável pelo setor de segurança do trabalho da CAEMA, Fernando Bitencourt, a segurança no exercício das funções de cada funcionário deve ser uma preocupação compartilhada.  No entanto, nem sempre as empresas ou os próprios funcionários atentam para a importância desta agenda ser constante.

“Empresas e funcionários têm a obrigação de tornarem mínimos os riscos, confrontarem situações e buscar soluções que permitam avançar nesse objetivo, evitando eventos que possam interferir em produtividade e acarretar ônus para ambos”, diz o coordenador do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho da CAEMA – SESMT, Fernando Bitencourt.

Entre as ações, uma está sendo desenvolvida de maneira especial junto aos colaboradores da Gerência da Cohab, em São Luís. Todas às terças-feiras, antes do início da jornada de trabalho, gestores e funcionários efetivos debatem experiências vividas na rotina, hábitos e medidas que possam contribuir na prevenção de acidentes.

“Por meio da exploração de assuntos ligados ao tema prevenção de acidentes, nós conseguimos trazer o funcionário para o centro das discussões, como ator principal nessa busca por um dia de trabalho sem acidentes, fomentando e difundindo normas e instruções básicas para que o trabalhador exerça as suas atividades com a máxima segurança possível”, sintetiza o gerente da unidade, Miguel Serra Neto.

            A intenção é que outras gerências e unidades passam adotar a estratégia, denominada de DDS – Diálogo Diário de Segurança, que envolve ainda, em meio as rodadas de conversa, temáticas voltadas à saúde, Meio Ambiente e várias dicas sobre a segurança no local de trabalho.

“Em fase experimental, adaptamos esta ferramenta de acordo com nossa realidade, mas a expectativa é que, a médio prazo, consigamos realizar essas conversas diariamente e tenhamos todos os funcionários, efetivos e terceirizados, envolvidos nessas discussões”, diz.

Outra ação desenvolvida foi a criação de uma Brigada de Emergência. A brigada já atua há alguns meses e tem, entre seus integrantes, funcionários de setores distintos que receberam treinamento teórico e prático para aplicação de condutas requeridas nesse tipo de situação que envolva risco e princípio de incêndio nas dependências da sede da empresa. Entre os que assumiram a missão de compor a brigada, há também aqueles que estão ligados à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA.

Entre as principais atividades da brigada está a evacuação do prédio, especialmente em casos de princípio de incêndio, auxiliando aos demais colegas de trabalho a ficarem em segurança. Um treinamento realizado nesse sentido ocorreu neste mês, onde fora simulado, com uso de fumaça artificial, um princípio de incêndio.  Ao soar a sirene de emergência, todos os funcionários foram orientados a deixar seus postos e sobre o comando dos brigadistas seguirem para os pontos de encontro, mantendo-se em segurança.

A funcionária Maisa Wolff (29), vê a simulação como um bom exercício também para refletir sobre algumas atitudes pessoais que devem ser evitadas em uma situação real. Ela conta que, ao se dirigir até a porta para sair da sala, teve a reação de voltar e pegar alguns objetos que julgou importante.

“Eu ouvi o sinal sonoro que deu start a simulação e tive algumas reações que não sei se teria em outra situação que não a controlada. Em caso de emergência real, talvez eu não tivesse tido, como por exemplo, apagar a luz ao deixar a sala”, conta ela, destacando que após a simulação, atitudes como como estas foram desencorajadas em conversa com os brigadistas nos pontos de encontro.

“O fato de algumas pessoas estarem sabendo da simulação e outras terem sido pegas de surpresa, também nos ajuda a avaliar casos distintos. Novas simulações devem ser feitas com o intuito de manter as pessoas aptas dentro desse contexto, nos ajudando a aprimorar a técnica de condução dos brigadistas”, diz Ozenilson Sousa Costa, coordenador da Brigada de Emergência.

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