“Água Para Todos” inicia perfuração de novos poços para atender população em Imperatriz

Quatro novos poços tubulares profundos reforçarão, em breve, o Sistema de Abastecimento de Água em Imperatriz, operado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). As ordens para início da execução dos serviços de perfuração e montagem de três destes poços foram assinadas nesta sexta-feira (6) pelo Governador Flávio Dino, pelo Presidente da CAEMA, André dos Santos Paula e pelo presidente da AGEMSUL, Frederico Ângelo. Quando em operação, eles deverão abastecer mais de 25 mil moradores no município.

Um dos poços já está em operação e foi executado por meio de uma parceria entre CAEMA, AGEMSUL e Sinfra. Localizado no Parque Alvorada, o poço está funcionando com uma vazão de 40 mil litros de água por hora, atendendo a aproximadamente 4.800 moradores da região. “Estamos muito felizes entregando este primeiro sistema de abastecimento e o segundo já em andamento, resolvendo um antigo problema de abastecimento desta grande região. Compromisso do Governo Flávio Dino em uma parceria da CAEMA, SINFRA, AGEMSUL. Estamos muito felizes em ter destinado este recurso, juntamente com o Deputado Rildo Amaral”, enfatizou o Deputado Marco Aurélio sobre a importância da obra para a cidade.

O Presidente da CAEMA, André dos Santos Paula, enfatizou a importância das obras para os moradores de Imperatriz. “A CAEMA está na cidade há 30 anos fornecendo serviços de água e esgoto e abastece 90% da população com água de forma intermitente. Com o avanço da cidade, áreas mais altas da cidade estão recebendo obras para melhoria do abastecimento, em parceria com a AGEMSUL”, disse.

O presidente realizou, ainda, uma vistoria técnica nos equipamentos, juntamente com o secretário de estado da infra-estrutra, Clayton Noleto e os deputados Marco Aurélio e Rildo Amaral, no último sábado (6). O poço, aguardado ansiosamente pelos moradores da Vilinha, já está sendo perfurado. Nesta localidade, o novo poço tubular profundo deverá cumprir requisitos técnicos de profundidade mínima de 350 metros, com uma vazão de aproximadamente 80 mil litros de água a cada hora de operação, para atender cerca de 9.500 moradores da área. O poço da Vilinha faz parte dos esforços para suprir demandas e aumentar a oferta de água potável e pronta para o consumo da população.

Os outros dois poços, que serão perfurados pela AGEMSUL e administrados pela CAEMA, atenderão as comunidades nos bairros Vila Macedo, Vila Zenira Fiquene. Um destes poços, o da Vila Macedo, ajudará de imediato no abastecimento de 4.500 pessoas com uma vazão de 40 mil litros por hora. Na Vila Zenira Fiquene, o poço também terá a vazão de 40 mil litros por hora e atenderá os bairros Vila Zenira Fiquene, Jardim Pérola e Vila Machado.

Além da perfuração dos quatro poços, o investimento total para a conclusão das obras inclui a urbanização da área de alocação, construção do abrigo de proteção para quadro de comando, aquisição e montagem de equipamentos necessários à operação, como o conjunto motobomba para exploração da vazão disponível. Será um investimento de mais de R$3,2 milhões na execução de serviços para construção destes sistemas simplificados. 

Outros investimentos

Desde 2016, o Governo do Estado já investiu cerca de R$30 milhões em obras no município de Imperatriz. Já foram implantados 70km de rede de distribuição de água para beneficiar moradores de mais de 30 bairros da cidade. Na parte de captação de águas, foram feitas melhorias de pintura, limpeza do canal desarenador, recuperação de muro de contenção, cerca de proteção. Também foi montada uma bomba nova de 500cv na captação, que está em funcionamento e produzindo 2.384m³/h. A nova bomba traz mais confiabilidade ao sistema, que pode operar de forma satisfatória mesmo com um nível de água no rio abaixo do considerado normal. A captação também recebeu dois novos transformadores.

Também vale destacar a implantação de 11km de rede coletora de esgoto no bairro Bacuri, um dos maiores de Imperatriz. Também foram reabilitadas cinco estações elevatórias de esgoto e realizada a reabilitação e limpeza das lagoas de estabilização.

 

 

 

Campanha de Negociação de dívidas da CAEMA já beneficiou quase 10 mil usuários no Maranhão

Desde o dia 21 de outubro, a campanha lançada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) para atender clientes que queiram regularizar dívidas com a empresa, já concluiu quase 10 mil negociações de dívidas. A campanha Fique em Dia com a Caema possibilita condições especiais para pagamento à vista, com retira de total de juros e multas, ou mesmo o parcelamento dos débitos em até 60x, além da regularização da situação de inadimplência e a não suspensão dos serviços de abastecimento por conta de faturas em atraso. A campanha é uma boa oportunidade para o cliente manter o nome limpo junto órgãos de proteção, facilitando também, a realização de operações no mercado que envolvam a obtenção e uso de crédito.
“A campanha ocorre pelo quarto ano consecutivo. No entanto, nesta edição, nós temos condições ainda mais especiais para nossos clientes, que podem escolher no momento da negociação aquela que melhor caberá em seu bolso, para honrar o compromisso assumido, manter-se em adimplência e continuar a receber normalmente os serviços prestados pela CAEMA à sociedade”, diz José Oliveira Ataídes, diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente da CAEMA.
As vantagens oferecidas destinam descontos de 100% de multa e juros para os clientes que optarem por efetuar o pagamento em parcela única, ou seja, será possível livrar-se do débito, pagando apenas o saldo devedor das faturas em atraso e sem demais acréscimos. A escolha de uma modalidade de parcelamento junto a CAEMA, também, facilitará ao cliente o pagamento corrigido.
Se dividir entre 2X e 12x, ele obterá vantagem de até 80% de desconto dos juros e multa. Para um maior número de prestações, 13x a 36x, os juros e multas terão 50% de redução. Superada esta faixa, o cliente ainda receberá a vantagem de 25% de desconto na multa e nos juros, podendo pagar em até 60x.
“Além destas modalidades, o cliente tem ainda a opção de pagar toda a dívida no cartão de crédito. Nesse tipo de negociação, a Caema retira 100% dos juros e todas as multas acumuladas ao longo do período do débito, ficando o cliente sujeito aos juros praticados pela operadora do seu cartão”, esclarece o diretor Comercial.
Somente neste mês, quase 300 consumidores escolheram este tipo de pagamento que coincidem com a modalidade à vista e, portanto, executa valores isentos de acréscimo de juros e multas efetuando apenas o valor inicial do débito. “Após negociação individual por parte de cada devedor, esse volume negociou, até o último dia 27, valores que giraram até R$2.500,00. É importante ressaltar que estes valores seriam bem maiores, caso o cliente não aproveitasse a vantagem ofertada pela campanha para pagamento via cartão de crédito ou débito”, enfatiza o gerente de Comercialização da Caema, Igor Frazão.
Para negociar as faturas atrasadas, o cliente pode dirigir-se em horário comercial, de segunda à sábado, a qualquer unidade da Caema da capital ou do interior, bem como às Unidades do Viva/Procon que possuem guichê de atendimento da Caema. A adesão à campanha poderá ser feita pelo titular da conta ou por terceiro munido de procuração legal. No caso do pagamento com cartão de crédito ou débito, a negociação poderá ser feita tanto nas lojas e unidades físicas da Companhia, quanto na loja virtual, na página da Caema (www.caema.ma.gov.br), acessando o link de serviços. Há ainda, os números 0800-200-1111; 0800-046-5000; 0800-882-2518 para abertura de negociação junto às empresas de cobrança especializada contratadas pela Caema.
 

Foto: Nicolly Vaz

Palestra na Sede da CAEMA conscientiza sobre saúde do homem

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) realizou uma palestra de conscientização sobre a saúde dos homens, no auditório sede da empresa, em adesão à campanha do Novembro Azul. O objetivo foi explicar a importância da prevenção, os fatores de riscos e as formas de tratamento do câncer de próstata.
A palestra foi ministrada pela enfermeira do Hospital do Câncer Aldenora Bello, Bruna Falcão, que trouxe dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA, e explicou que “O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os brasileiros, perdendo apenas para o de pele. No Maranhão, a doença lidera o ranking. Na fase inicial, ela é silenciosa, por isso, a partir dos 50 anos de idade, os homens devem procurar o urologista anualmente na finalidade de detecção precoce e, se houver histórico da doença na família, 5 anos mais cedo”, alertou.


A enfermeira falou ainda da importância da prevenção e tratamento. “Na faixa dos 50 anos, o acompanhamento regular com urologista é indispensável, da mesma forma que fazer o exame de toque retal, pois é a partir dele que o médico conseguirá detectar alterações na próstata e indicar os próximos passos para fechar um diagnóstico e, em casos positivos, o médico encaminhará para o tratamento feito de acordo com cada caso. É importante lembrar que quanto mais cedo iniciar o tratamento, maior a taxa de cura e menores os efeitos colaterais”, enfatizou.
Além de alertar sobre a prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul chama a atenção para a saúde do homem de forma geral. Praticar atividades físicas associadas à uma alimentação saudável, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, ajuda na prevenção do câncer de próstata e de outras doenças. Estudos mostram que homens com sobrepeso e obesidade tem maior risco de câncer de próstata.


Jacira Sousa, assistente social da CAEMA, ressaltou que homem também tem que se cuidar. “Muitos dos nossos colaboradores já estão na fase de maior risco e, neste mês, que é voltado para a fomentação dos cuidados com a saúde dos homens, não poderíamos deixar de trazer essa discussão para a empresa, lugar onde passamos maior parte do tempo. Vimos que, de dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos, também vimos que o acompanhamento regular com o urologista pode diminuir os dados de morte em circunstância da doença, já que, em muitos casos, quando procuram ajuda médica, a doença já está em estado avançado. Então, peço que deixem o preconceito de lado e se cuidem”, finalizou.

Caema inicia projeto de hidrometração para combater perda de água em São Luís

altA Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) iniciou o projeto de implantação de hidrômetros na Grande São Luís, com o objetivo de aprimorar a aferição e acompanhamento do consumo de água nas residências. A expectativa é instalar cerca de mais de 112.500 equipamentos que, além de proporcionar aos usuários do sistema o pagamento pelo real consumo, auxiliarão no controle das perdas de água.

Marcos Silva, coordenador socioambiental da Caema, enfatizou o estímulo às boas práticas da população com a chegada do aparelho de micromedição do consumo de água. â??O hidrômetro vai melhorar a relação entre o consumo e a consciência que se deve ter sobre o uso racional da água, pois o aparelho mede com precisão todo o volume consumido, inclusive os advindos do mau uso e desperdíciosâ?, explicou Marcos.

Por outro lado, como lembrado pelo coordenador de socioambiental, cada usuário poderá acompanhar a quantidade de água consumida, o que facilitará o conserto, em tempo hábil, de vazamentos ou outras avarias internas que podem elevar o valor fatura. â??Muitas pessoas têm vazamentos invisíveis em casa e, até mesmo aparentes, mas não se preocupam em providenciar o reparo, porque atualmente pagam por estimativa. Da mesma forma, usam a água de maneira indiscriminada em outras atividades, o que prejudica a democratização do uso consciente para todos, haja vista que o desperdício pode comprometer a distribuição satisfatória e igualitáriaâ?, falou Marcos Silva.

� relevante ressaltar que a água potável que chega nas residências não deve ser utilizada nos serviços que não necessitam de água tratada. Lavar calçadas, carros ou regar plantas com a mangueira aumentam a demanda da água e contribuem para o esgotamento do recurso para vários pontos da cidade, mesmo que, em maio de 2018, a vazão de água para São Luís tenha sido reforçada com o ganho 35%.

André dos Santos Paula, presidente da Companhia, destacou as melhorias executadas no Sistema Italuís, responsável pelo abastecimento de 159 bairros de São Luís, e sobre a estratégia para melhor usufruir os ganhos com o investimento. â??Foram implantados 20 quilômetros de tubulação nova e, desde que entrou em operação, passamos a distribuir 500 litros a mais de água por segundo. No entanto, por mais que em muitos bairros o abastecimento tenha ficado satisfatório de imediato, ainda há pontos na cidade com problemas na distribuição, o que não era para acontecer, porque temos recurso suficiente para abastecer toda a população. E para ajustar essa distribuição, estamos trabalhando para combater as perdas, e o hidrômetro será nosso aliado para reverter essa situação, já que a estimativa é que pelo menos 68% dessa água é perdida e o aparelho vai contribuir para a rápida identificação dos vazamentos, principais vilões do desperdícioâ?, afirmou.

Instalando o hidrômetro

A instalação do hidrômetro está em acordo com a Lei de Saneamento Básico de nº 11.445/2007, e obedece as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O aparelho mede o consumo de água fornecida pela Caema, que é tratada e, antes de chegar nos imóveis, passa por um processo que requer custos com energia elétrica, produtos químicos e manutenção da rede operacional, eliminando os riscos de contaminação para o consumo humano.

O consumidor não precisa se preocupar com a instalação do equipamento, pois todos os aparelhos só são liberados após rigorosa verificação e controle de qualidade. As vantagens são inúmeras, como por exemplo, a valorização do imóvel, a redução do desperdício que, consequentemente, diminuirá os problemas de desabastecimentos na cidade e a rápida identificação de vazamentos. O consumidor que recusar a instalação do micromedidor pode ter o abastecimento interrompido do pela Companhia, como diz o artigo nº 40 do inciso III, da Lei de Saneamento.

� importante ressaltar que a Caema é a responsável pela instalação do hidrômetro, feita gratuitamente e pelo controle sobre a vida útil do aparelho. No entanto, os cuidados contra danos são de inteira responsabilidade do usuário.

Por que confiar no seu hidrômetro

Em junho deste ano, Técnicos do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA) inspecionaram a bancada de aferição de hidrômetros utilizada pela Caema. Os técnicos avaliaram se o trabalho adotado pela Companhia e os aparelhos utilizados na avaliação dos medidores de consumo de água estão dentro dos padrões e o resultado foi positivo.

De acordo com Ana Amélia Rabelo, coordenadora de micromedição da Caema, a bancada realiza ensaios dos hidrômetros antes da instalação nos imóveis e passa, obrigatoriamente, por vistoria anual. â??Nós fazemos o agendamento para a inspeção metrológica da bancada todos os anos, para renovar o certificado que dá a garantia de que não há irregularidades nos hidrômetros que, comumente, estão sob suspeita por parte dos consumidores. Esta ação é uma responsabilidade da Caema que deve ser cumprida por exigência do INMETRO e, também, é um meio de passar mais confiabilidade no cálculo da tarifaçãoâ?, falou.

Ana Amélia também esclareceu que, caso o consumidor não concorde com o valor final da sua fatura, pode se direcionar a uma unidade de atendimento da Companhia para fazer a contestação da cobrança. â??Havendo suspeitas de erros, o consumidor comunica a Caema e nós iremos direcionar uma equipe para inspecionar o imóvel. A vistoria busca identificar quaisquer tipos de vazamentos internos. Ã? importante ressaltar que, caso estes sejam identificados, o medidor vai contabilizar o consumo e este problema deve ser reparado pelo proprietário da casa. Caso não seja verificado nenhum indício de erro, a equipe faz a retirada do aparelho, que é direcionado para passar por testes aqui na bancada. Se o hidrômetro for reprovado, a Caema retifica a cobrança e faz a troca do aparelho, caso contrário ele volta para a propriedade do usuário e a cobrança permaneceâ?, explicou.

altSem exceção, os hidrômetros passam por esta bancada que já foi inspecionada e certificada neste ano, antes de serem instalados nos imóveis. Ela simula a rede de abastecimento, na qual são feitas três aferições. Na primeira é simulada uma alta pressão na rede, em seguida é feita a simulação com média pressão, e o terceiro teste é feito com baixa pressão, simulando um sistema de abastecimento por gravidade, com a rede recebendo a água de um reservatório. Nos dados registrados nas três fases de medição, são verificados se os valores apontados estão aproximados no valor de mais ou menos 10. Se um dos três resultados forem divergentes do valor aproximado, o aparelho é reprovado.

De acordo o responsável pela fiscalização, João Sousa, agente fiscal metrológico do INMEQ, o procedimento tomado foi muito importante para comprovar a metodologia adotada pela Caema na aferição dos hidrômetros, e também para verificar se a bancada oferece a garantia a mais em relação aos hidrômetros que já chegam testados de fábrica, mas devem passar por nova verificação na empresa, ou ainda aqueles em que o usuário solicita uma contraprova que, de fato está pagando pelo o que consome.

â??Os instrumentos foram avaliados minuciosamente para atestar o compromisso da Caema com o controle interno de qualidade, e para atestar que a bancada está dentro dos padrões estabelecidos pelo INMEQ para a realização de aferição dos hidrômetros. Este procedimento é obrigatório e também uma segurança, tanto para a Companhia, quanto para o usuário. Foram vários ensaios realizados durante a inspeçãoâ?, afirmou.

Alerta

Burlar o sistema de hidrometração traz prejuízos. Fazer ligação clandestina, violar a ligação cortada, o lacre do medidor e desviar a água antes de chegar ao hidrômetro são tipos de fraudes que poderão ser considerados como furtos qualificados, como previsto no artigo 155 § 4º, II, do Código Penal. Sendo constatado, o usuário infrator será punido com multa de acordo com a infração cometida, prejuízo causado e reincidência, e ainda poderá responder a processo por furto de água.

Faça a conta

Confirme o valor da tarifa e certifique-se que ela corresponde ao que foi consumido. Basta realizar periodicamente a leitura da numeração em preto do seu aparelho e fazer a comparação entre os meses. A fatura é calculada em função deste consumo. � importante ressaltar que a tarifa da Caema é a mais barata do Nordeste, sendo R$ 25,49 a cada 10 mil litros de água tratada consumida.

Barreirinhas recebe investimentos do Governo do Estado

A história dos moradores de Barreirinhas, ganhou um novo capítulo: as comunidades de Tapuio, Laranjeiras, Vila São José, Vila Santo Antônio e Cantinho contam, a partir de agora, com dois poços tubulares profundos de grande vazão, perfurados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).

Os dois novos poços foram postos em operação definitiva e entregue aos moradores nesta quarta-feira (20). Eles passam a integrar o sistema de abastecimento de água da cidade de Barreirinhas, como parte dos investimentos recentes feitos dentro do Programa Água Para Todos, do Governo do Estado, que vem diminuindo o déficit de água potável em várias regiões do interior do estado.

O poço P-01, localizado no povoado do Tapuio, vai atender cerca de 533 casas na localidade e no povoado Laranjeiras. Sua vazão total explora 16 mil litros de água por hora, suficiente para atender uma população de mais de 2.130 pessoas. O projeto de perfuração deste poço foi pensado para atender a população atual e, também, garantir atendimento no futuro, mesmo com um possível crescimento populacional.  Além da estruturação do poço para captação subterrânea, a CAEMA tomou outras providências para garantir que todos os moradores do local contem com água limpa em suas casas. O projeto contemplou, ainda, um grande reservatório com capacidade de armazenar 20 mil litros de água potável. Para envio direto as torneiras das residências dos moradores, foram implantados 9,8 quilômetros de redes finas e adutora. 329 novas ligações diretas também foram executadas dando a oportunidade para que todos os moradores recebam água deste poço.

A implantação do sistema de água no povoado Tapuio responde uma demanda de 50 anos. Antes dessas obras, o local nunca havia tido fornecimento de água encanada. Um problema que, segundo o presidente da Caema, André dos Santos Paula, precisou mais de sensibilidade para ser resolvido.

 “O Governo do Maranhão não deixa ninguém de fora. O investimento total foi de pouco mais de R$600 mil nas obras aqui no Tapuio. Além de ter resolvido a falta de água, o poço traz dignidade e saúde aos moradores”, disse o presidente.

Israel Silva Diniz, presidente da associação de moradores do Tapuio, disse que antes dos poços, os moradores não tinham acesso à água de qualidade. “Um ou outro morador tinha poço, então os que não tinham, enchiam os galões e levavam no carrinho de mão. A água também não era de qualidade. As pessoas estão muito felizes na nossa comunidade hoje. Agradeço imensamente ao Governador, agora, é só felicidade”, relatou.

O poço localizado no povoado São José tem uma vazão de 20.000 litros por hora e 48 metros de profundidade, levando água para cerca de 400 casas e mais de 1.600 pessoas naquela localidade. Também foram implantados aproximadamente 21.500 metros de rede de abastecimento e executadas 780 novas ligações domiciliares. A CAEMA também instalou um reservatório em estrutura de concreto e caixas de fibra, com capacidade de 20 mil litros cada um, capaz de abastecer os povoados de Vila São José, Vila Santo Antônio e Cantinho de maneira satisfatória até o ano de 2036. O valor total do investimento foi de mais de R$1 milhão.
A moradora da Vila São José, Neuza dos Reis Silva, descreveu como era antes de receber os equipamentos do Governo. “No começo, a gente bebia água do rio. A gente ia de canoa, atravessava o rio com os galões para buscar água em uma torneira da CAEMA lá do outro lado. Quando eu vi a água saindo da minha torneira, meu deu até vontade de chorar! Eu quero agradecer muito ao governador do estado, ele me disse que ia resolver e estou feliz que ele é homem de palavra. Ele resolveu”, relatou.





 

AVISO DE PRIVACIDADE: A CAEMA utiliza as informações sobre sua navegação para melhorar a sua experiência no site e oferecer soluções mais adequadas para você. Não utilizamos seus dados de cookies para estatísticas ou marketing. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

  Aceito os cookies do Portal CAEMA.
Cookies do Portal CAEMA