Reunião discute pontos para a construção de Manual de Convivência

alt Promovida pelas Gerências de Pessoas, Financeira e de Contabilidade e Patrimônios da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), foi realizada, na última sexta-feira (10), uma reunião para a construção de um Manual de Convivência a ser aplicado na Sala de Gestão Integrada, com o objetivo de nortear as práticas dos colaboradores dentro de um ambiente compartilhado. Contando com aproximadamente 58 pessoas, participaram do encontro funcionários, estagiários, trainees e aprendizes.

Com a execução de dinâmicas, realização de técnicas de integração e discussão sobre os pontos relativos ao aspecto visual do ambiente e das práticas de relacionamento, a reunião ainda abordou as atitudes que devem ser adotadas por todos os presentes para que o ambiente de trabalho seja mais saudável e harmônico. Os encaminhamentos dos tópicos discutidos serão consolidados pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (Geped) para produção do manual.

altA colaboradora Aurineide Magalhães Montâ??Alverne, falou que o momento é de adaptação, considerando que agora todos estes setores fazem parte de um só espaço e que o manual ajuda justamente neste processo. â??Eu acredito que cada um vai trabalhando na sua forma e estamos nos adequando a essa nova sala, a um novo ambiente, uma nova situação, mas, aos poucos, nós vamos nos adaptando e o manual tem o objetivo de contribuir com issoâ?, disse.

A Coordenadora da GEPED, Mayra Milany, disse que foi gratificante mediar a construção do manual de convivência. â??Percebemos a necessidade das pessoas serem ouvidas e externarem suas ideias e propostas de boas práticas para uma convivência mais harmoniosa e saudável no ambiente de trabalho. Esperamos que, a partir de agora, o Manual possa nortear nossa atuaçãoâ?, finalizou.

Funcionários da CAEMA recebem Código de Conduta e Integridade

 
Como parte das atividades de lançamento de seu código de conduta, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), finalizou neste mês de dezembro, uma série de encontros entre funcionários da capital e do interior para distribuição e debate a respeito da ferramenta interna que foi lançada neste ano. O Código de Conduta e Integridade foi formulado em cumprimento à Lei nº 13.303/16, devendo servir como um instrumento orientador da conduta profissional de todos os empregados e colaboradores da Companhia. 
“A formulação do Código de Conduta e Integridade durou aproximadamente quatro meses. Foi montado um comitê especial que, durante todo este tempo e juntamente com o Conselho de Administrativo da CAEMA, realizou uma série de reuniões para discussões para planejamento das bases da publicação, ajustes e a divulgação do Código de Conduta para com seu público pós-produção do guia”, explicou Graça Ferreira, coordenadora do Comitê de Conduta e Integridade.
Ainda acordo com Graça, após o lançamento do material, foi cumprido um calendário de distribuição e debate entre os funcionários. “Este material foi lançado em outubro, em um ato solene, na sede da CAEMA e logo após isto começamos a trabalhar na distribuição dos exemplares impressos. Sendo realizadas várias visitas do comitê, em todo estado, com funcionários em todas as unidades de negócio da Companhia. Inicialmente apresentamos o Código nas unidades da capital e partimos para as unidades da empresa no interior”, esclareceu.
Durante a distribuição do código em Coroatá, o assistente de diretoria, João José Azevedo, comentou sobre a contribuição que este instrumento pode trazer para a melhoria nos serviços prestados pela da Companhia, no geral. “Apesar de ser um cumprimento de uma exigência de lei, este tipo de ferramenta auxilia principalmente na atualização e padronização de procedimentos dentro e fora da empresa, devendo sempre ser levados em conta, a ética, visão, missão e valores da CAEMA”, enfatizou.
Já para Walter Castro, membro do Comitê de Conduta e Integridade, somente nas primeiras atividades de divulgação do código já foi possível perceber as impressões positivas dos colaboradores quanto a este trabalho. “O mais interessante foi a possibilidade de explicar e debater pessoalmente este conteúdo com funcionários de todas as áreas da CAEMA. Foi durante estes encontros que conseguimos perceber o grande interesse de todos, onde muitos conseguiram sanar suas dúvidas pessoais quanto suas atividades dentro da empresa”, disse.

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ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PRC

TEXTO: Nicolly Vaz
EDIÇÃO: Rafaela L. Plácido
 

 

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