Sede da CAEMA recebe sala no conceito de Gestão Integrada

 
Unidades administrativas da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão alocadas no prédio-sede na capital, receberam, na tarde da última terça-feira (17), espaço revitalizado de suas instalações. A revitalização é uma iniciativa da Diretoria Executiva em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que vai proporcionar mais segurança, conforto e bem-estar a colaboradores de 12 coordenadorias.
 
 A reestruturação das unidades é um plano antigo que foi intensificado nos últimos 90 dias visando ampliar as condições de trabalho dos colaboradores da empresa e, além disso, contribui na ressocialização de internos do regime semiaberto do sistema prisional do Maranhão. Os internos fazem parte do projeto “Trabalhando com Dignidade”, do Governo do Estado, e foram os responsáveis pela produção e montagem dos mobiliários instalados, todos planejados e feitos em MDF.
 De acordo com a gerente de Suporte Administrativo da CAEMA, Edna Portela, o espaço foi readequado para melhor atender às coordenadorias. “Já tem algum tempo que as unidades que funcionavam neste local tinham sido redirecionadas para outros pontos da empresa e, agora que foi entregue, a expectativa é a melhora significativa da produtividade e eficiência dos nossos serviços, pois, com mais conforto se produz mais”.
 
 O assistente técnico da presidência, Cleison Gomes de Sá, destacou alguns ganhos para os serviços administrativos da Companhia. “A sala segue o modelo de gestão integrada com várias coordenadorias trabalhando juntas no mesmo espaço, daí as informações fluirão melhor entre os setores. Além das vantagens com o modelo de Gestão integrada, foi possível economizar com a aquisição dos móveis proveniente de mão de obra carcerária, já que o custo é menor em relação ao comércio formal, e a expectativa é que essa economia aumente também com a redução do consumo de energia elétrica e papel, por exemplo”.
 
Na sala, ficarão alojadas as gerências ligadas à Diretoria de Gestão Administrativa, Financeira e de Pessoas, tais quais a Gerência Financeira (GEFI), Coordenadoria de Planejamento E Gestão Orçamentária (GEFIO), Coordenadoria de Gestão Financeira (GEFIF), Coordenadoria de Tesouraria (GEFIT), Gerência De Pessoas (GEPE), Coordenadoria de Pagamento de Pessoal e Encargos Sociais (GEPEP), Coordenadoria de Administração de Pessoas (GEPEA), Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (GEPED), Coordenadoria de Medicina e Segurança Do Trabalho (GEPEM), Gerencia Contábil e de Patrimônio (GCOP), Coordenadoria de Controle e Gestão Patrimonial (GCOPP), Coordenadoria De Contabilidade (GCOPC).
 
 O diretor presidente da CAEMA, André dos Santos Paula, falou sobre a mudança. “A gestão integrada se mostra como grande aliada para a conquista de um desempenho satisfatório na CAEMA, especialmente diante da atual realidade em que a nossa única saída é aumentar a eficiência da estrutura funcional, e das operações realizadas no dia-a-dia. Espero que todos se adaptem a esse novo modelo, sempre em busca de resultados positivos, do crescimento pessoal, profissional e também da própria Companhia”, finalizou.
 

Caema realiza treinamento para desenvolvimento de lideranças

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) promoveu o 1º treinamento para desenvolvimento de lideranças da empresa, na última sexta-feira, 13 de dezembro. A capacitação foi realizada em parceria com o Vetor Brasil no objetivo de aprimorar e despertar competências gerenciais em 65 colaboradores, a fim de traçar o melhor funcionamento da Companhia. O evento aconteceu no prédio da antiga Fábrica Santa Amélia, em São Luís

A abertura foi conduzida pelo diretor presidente André dos Santos Paula, que deu uma palavra de motivação e incentivo aos colaboradores. “Gostaria de parabeniza-los porque vocês não estão aqui à toa. Espero que vocês tenham um dia bastante proveitoso e desenvolvam competências e habilidades enquanto líderes, da mesma forma que estejam preparados para se adaptarem às mudanças que estão por vir, pois vocês também são responsáveis pelo alcance, imprescindível, de resultados positivos no âmbito da nossa empresa”, começou.

Em seguida o diretor presidente passou a palavra para Ted Lago, presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), que destacou pontos positivos do case EMAP. “Por mais que as mudanças sejam difíceis de executar, elas são necessárias. É fácil saber o que deve ser feito, o difícil é fazer acontecer, mas é possível”, destacou.

Após esse primeiro momento, foi dado início às oficinas voltadas ao aperfeiçoamento das atividades da CAEMA. A equipe do Vetor Brasil desenvolveu uma dinâmica para a identificação da força motriz da CAEMA e provocou os colaboradores a soltarem palavras de auto identificação e outras que demonstrassem o que os incentiva a trabalhar continuamente pela melhoria da Companhia.

Durante a primeira dinâmica, a coordenadora de desenvolvimento da Organização Vetor Brasil, Luana Smeets, aproveitou para destacar a ideia. “Esse é um momento de reconexão e de entender que um novo time está se formando. Isso exige muito protagonismo, responsabilidade e motivação. Então, a ideia é ativar a inteligência coletiva, celebrar as conquistas pessoais, profissionais, individuais, celebrar a potência do grupo e conseguir trazer essa conexão e fortalecimento de equipe”, disse.

Propósito e protagonismo

Sair da mesmice foi outro ponto trabalhado durante o desenvolvimento de lideranças. Fazer acontecer e despertar coragem nos líderes e possíveis novos líderes da CAEMA, para afastarem os obstáculos em favor da construção de um caminho de sucesso foi uma das missões da equipe do Vetor Brasil. A equipe Vetor acentuou que é preciso ter propósito e conhecimento de onde se quer chegar, com foco e integração entre líderes e liderados com estratégias de ações para alcançar objetivos. No sentido de protagonismo, foi ressaltada a necessidade de se colocar como figura principal nas ações precisam ser colocadas em execução.

Planejar, desenvolver, checar e agir

A responsabilidade e o privilégio de poder construir colaborativamente a matriz das competências de lideranças e despertar comportamentos de entrega, fez parte do primeiro encontro do Programa. A gestão do tempo foi uma solução apresentada para um salto de produtividade e, consequentemente, para melhores resultados no âmbito CAEMA. Nesse momento, os colaboradores compartilharam formas de atuação na empresa que estão diretamente ligadas ao cumprimento de suas metas laborais e também a qualidade de vida de cada um.

A identificação de atitudes de boa gestão do tempo que contribuem para o desenvolvimento das atividades dentro do horário de expediente, com mais qualidade e eficiência foi outro desafio que os colaboradores receberam no avento. Por outro lado, a gestão do conhecimento também não ficou de fora e focou na questão da transformação do conhecimento em prática, ou seja, o compartilhamento dos saberes para todo o grupo nas Unidades, para impossibilitar que o setor pare na ausência do líder, e que todos tenham acesso do que acontece no universo empresa e, compartilhando, integrados, de tudo o que for necessário.

Suely Silva, coordenadora comercial da gerencia de Imperatriz, comentou que “como empresa, nós somos uma família, então a equipe precisa estar unida, tanto na parte comercial, operacional, para podemos desempenhar um bom trabalho, então essas iniciativas ajudam a unir os funcionários”.

Thiago Rocha, encarregado do setor de fiscalização e combate à fraude da gerência de Imperatriz, também se pronunciou sobre a importância do evento. “Acredito que esses momentos motivam o funcionário, esse treinamento também é importante para filtrar espirito de liderança dentro da Companhia, que às vezes estão ofuscados, talvez por conta da timidez”.

O feedback como ferramenta

Alinhar o trabalho desenvolvido na CAEMA tem sido um dos principais desafios da atual gestão, por isso, o treinamento para o desenvolvimento de lideranças foi muito bem pensado, e o feedback foi posto em destaque como uma das principais formas de alinhar os trabalhos desenvolvidos na Companhia. O Vetor evidenciou que, para alcançar o aperfeiçoamento dentro da empresa, é primordial o uso do recurso Feedback para que seja possível nortear a conduta profissional de cada um e também saber onde é preciso melhorar e qual meio para transformar e ajudar os profissionais a evoluírem.

Para explorar mais sobre o assunto os colaboradores participaram de várias atividades sobre, e dividiram sobre seus pontos de vistas sobre o significado da palavra. Além de compartilharem de vivências que foram desmotivadoras com feedbacks que talvez não os ajudariam a crescer, tanto profissional quanto pessoalmente, transformaram os relatos em mais humanizados como verdadeiros líderes.

Por fim, no encerramento do evento os colaboradores fizeram uma regressão das atividades realizadas durante todo o dia e externaram o que acharam de mais importante. No fim, o presidente André retomou a palavra e agradeceu a participação de todos. “Fico feliz em fazer parte desse momento com vocês e de ter percebido a dedicação de cada um que esteve conosco, compartilhando, aprendendo, motivados e motivadores. Este foi o primeiro de muitos e, em 2020 estaremos reunidos mais vezes para construirmos juntos essa empresa que é de todos nós”, concluiu.

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ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PRC
 
TEXTO: Niedja Lobato
EDIÇÃO: Rafaela L. Plácido
FOTO: Hil Neto

Bairros atendidos pelo Sistema Italuís

CAEMA realiza revisão do Planejamento Estratégico para o período 2020-2024

Aconteceu, no Auditório da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), a primeira de uma série de reuniões para o realinhamento do Planejamento Estratégico da CAEMA com a revisão do Planejamento do período 2016-2019, para o período de 2020-2024. O evento foi coordenado pelo Comitê de Gestão Estratégica (CGE) da Companhia, que tem como atribuição coordenar o processo de revisão do Planejamento Estratégico e o seu desdobramento nos níveis tático e operacional, além de acompanhar e avaliar esses processos.  

“Formado por, no mínimo, dois representantes de cada diretoria da CAEMA, o Comitê de Gestão Estratégica é a interface entre o Diretor, os colaboradores daquela Diretoria, a revisão do planejamento e acompanhamento de sua execução. Esse Comitê foi instituído pela Resolução de Diretoria Executiva nº 002/19 para coordenar as fases do Planejamento Estratégico referente aos próximos 5 anos”, enfatizou a chefe do setor de Planejamento e Politicas Publicas da CAEMA, Laís Alves, mencionando ainda sobre a necessidade da criação deste grupo dentro da empresa, com a competência de representar e aproximar os mais diversos setores, de forma a alinhar todos os colaboradores à missão, visão, valores, objetivos e metas definidos no Planejamento.

No evento, o presidente da CAEMA, André dos Santos Paula, apresentou o cenário em que se encontra a Companhia e enfatizou a importância do Planejamento Estratégico. “A CAEMA é uma grande empresa e precisamos de um direcionamento estratégico para que ela cresça de forma efetiva. Estamos vivendo um momento peculiar e ter objetivos definidos e traçados, com certeza, nos fará alcançar resultados mais seguros e positivos”, disse ele.

Nesta reunião, estiveram presentes a Diretoria Executiva da Companhia, integrantes da Unidade Especial de Planejamento e Políticas Públicas (UEP), do Comitê de Gestão Estratégica (CGE), chefes das gerências, das superintendências, assessorias e alguns convidados, além do prof. José do Rosário de Jesus Azzolini, na condição de assessor do Secretário da Casa Civil, que foi indicado para assessorar o Comitê. 

De acordo com Durval Santos, um dos coordenadores do Comitê, “no primeiro momento do evento, a Diretoria abordou o cenário interno da empresa e, em seguida, o Comitê apresentou alguns fundamentos básicos referentes ao Planejamento Estratégico (liderança, negócio, missão, visão, valores e Matriz SWOT), bem como alguns resultados do Planejamento Estratégico referente ao período 2016-2019.  Após essa apresentação, o prof. Azzolini abordou o assunto referente à cultura organizacional, procurando sensibilizar a todos para uma gestão empresarial”, salientou Durval.

Dentre as atividades do evento estava a elaboração da Matriz SWOT, formulada para entender a situação atual da Companhia. Para isso, formou-se 6 grupos de aproximadamente 10 pessoas, sendo este um dos passos fundamentais para subsidiar a construção do Planejamento Estratégico da empresa. Nas discussões dos grupos, foram analisados os cenários internos (forças e fraquezas) e externos (ameaças e oportunidades) e apresentados na plenária pelos relatores de cada grupo. “Após isso, os grupos se reuniram novamente para a identificação dos objetivos, das estratégias e analisaram como a empresa deve se comportar diante dos cenários para aproveitar as forças no sentido de minimizar os efeitos das ameaças, diminuir as fraquezas e aproveitar melhor as oportunidades”, explicou Durval. A partir dessa fase, os próximos passos serão desdobrar os objetivos estratégicos em objetivos e metas por Diretoria, definindo-se também os indicadores a serem acompanhados. Após estas definições serão elaborados os Planos de Ação, acompanhada a execução das ações, e avaliação dos resultados alcançados. 

Segundo José Oliveira Ataídes, Diretor Comercial da CAEMA, o conjunto de diretores da empresa tem papel fundamental na iniciativa deste realinhamento. "Este planejamento é de suma importância para todas as organizações, pois é um novo alinhamento do que a empresa deseja, mudanças que influenciarão em sua atuação. Ou seja, é com base nessa ação que vamos nortear para onde a empresa deve chegar e os Diretores são fundamentais neste processo, principalmente porque é a partir deste staff maior que deve surgir a mobilização, a participação de toda a empresa", enfatizou o diretor.

Elan Tarsis, membro do Comitê de Gestão Estratégica e assessor da Diretoria de Operação, disse que as expectativas para os resultados deste planejamento são bastante otimistas, já que, a cada reunião, é notório o aumento da participação dos funcionários nesta ação. “Este tipo de ferramenta organizacional deve ser iniciado a partir da direção da empresa e isso é exatamente o que está sendo feito na CAEMA. Nós estamos tendo um direcionamento, um apoio da Diretorias Executiva, no sentido de fazer esse Planejamento Estratégico ser executado. A partir disso, há um incentivo maior dos setores gerenciais, das superintendências e até das coordenadorias, em fazer isto ser colocado em prática", finalizou.

A meta é de que, até o fim do ano, sejam definidos os objetivos, metas e indicadores, a partir dos desdobramentos da Estratégia. Toda a revisão do Planejamento está sendo baseada nas reuniões com a Diretoria e Comitê, no material que foi elaborado no evento, e nas reuniões de desdobramento da estratégia, que estão sendo feitas após o evento.

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ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PRC

TEXTO: Nicolly Vaz
EDIÇÃO: Rafaela L. Plácido
FOTO: Claudio Pachêco
 

Campanha Fique em Dia com a CAEMA é prorrogada

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Quem não conseguiu negociar dívidas com as condições especiais oferecidas pela campanha Fique em Dia com a Caema terá uma última chance. O cliente interessado poderá regularizar débitos antigos com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), aproveitando os descontos e parcelamentos até o dia 6 de janeiro de 2020.

Segundo o diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente da CAEMA, José Oliveira Ataídes, a prorrogação vai dar chance aos clientes que por alguma razão ficaram impossibilitados de fazerem suas negociações de procurarem a empresa para negociar de modo definitivo e resolver suas dívidas com a CAEMA. O diretor apontou que algumas negociações não foram concluídas devido indisponibilidade financeira momentânea do cliente.

A campanha, lançada para atender aos usuários inadimplentes, está em vigor desde o 21 de outubro deste ano e teria seu período encerrado no último dia 6 de dezembro. Durante todo esse tempo, foram realizadas perto de 17 mil negociações, 30,5% delas quitaram dívidas à vista.

Com a prorrogação, são mantidas as condições para quem quiser aproveitar essa nova chance. Ao procurar a Caema, o cliente poderá parcelar qualquer débito em até 60x com redução de juros e multas, ou efetuar o pagamento à vista sem contabilizar juros e multa sobre o valor devido. Esse tipo de pagamento, que permite a retirada de 100% dos juros e multas por parte da Caema, também pode ser feito com cartão de crédito, dadas as condições oferecidas pela operadora do cartão. â??Se dividir entre 2X e 12x, o cliente obterá vantagem de até 80% de desconto dos juros e multa. Para um maior número de prestações, 13x a 36x, os juros e multas terão 50% de redução. Superada esta faixa, o cliente ainda receberá a vantagem de 25% de desconto na multa e nos juros, podendo pagar em até 60xâ?, define Ataídes.

Para negociar as faturas atrasadas, quitar o débito, evitar o corte e voltar a contar com o abastecimento da CAEMA, ficando também apto a realizar operações no mercado que envolvam a obtenção e uso de crédito, o cliente poderá dirigir-se em horário comercial, de segunda à sexta, a qualquer unidade comercial da Companhia, na capital ou no interior, bem como às Unidades do Viva/Procon que possuem guichê de atendimento da Caema.

A adesão à campanha poderá ser feita pelo titular da conta ou por terceiro munido de procuração legal. No caso do pagamento com cartão de crédito ou débito, a negociação poderá ser feita tanto nas lojas e unidades físicas da Companhia, quanto na loja virtual, ou na página da Caema (www.caema.ma.gov.br), acessando o link de serviços. Há ainda, os números 0800-200-1111; 0800-046-5000; 0800-882-2518 para abertura de negociação junto às empresas de cobrança especializada contratadas pela Caema.

 

 

 

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