CAEMA realiza palestra pela Campanha Novembro Azul

A DG/Serviço Social da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) realizou, na sede, uma palestra educativa em alusão à Campanha Novembro Azul. A ação teve como parceiros o Hospital Aldenora Bello e o SESC, reunindo servidores para receber orientações de prevenção voltadas à saúde do homem e, ainda, tirar dúvidas acerca do câncer de próstata e de pênis.
 
Mayra Araújo, enfermeira do Hospital do Câncer Aldenora Bello, foi a facilitadora da palestra e incentivou os servidores a driblarem o preconceito e buscarem ajuda médica como medida preventiva, bem como quando surgirem quaisquer alterações. “O homem tem que dar atenção à sua saúde durante todo o ano e aproveitamos a Campanha Novembro Azul para intensificar as ações que incentivam a prevenção do câncer de próstata. É importante também para quebrar preconceitos, a fim de estimular o cuidado que esse homem deve ter com a sua saúde. É muito importante a adoção de hábitos saudáveis como aliada na prevenção e, claro, não deixar de visitar o médico urologista, principalmente depois dos 45 anos de idade. Sem contar que atitudes simples, como o cuidado com a higiene, aumentará as chances de uma vida mais saudável”, esclareceu.
 
Cláudio Pacheco, funcionário da Companhia, avaliou positivamente a Ação. “São sempre muito válidas essas ações promovidas na empresa, que ressaltam o comprometimento com a nossa saúde e hoje foi uma ótima oportunidade para nos conscientizarmos sobre a prevenção, pois tivemos acesso à várias dicas de cuidados com a saúde”, declarou.
 
Essa é mais uma atividade que faz parte do calendário institucional da CAEMA voltada para maior qualidade de vida e saúde dos servidores e, desta vez, foi especialmente para o público masculino da Companhia. Jacira Sousa, coordenadora do Serviço Social, falou sobre a iniciativa. “Essa ação é, além de tudo, uma forma de valorizar ainda mais nosso corpo funcional, pois o funcionário com a saúde em dia e muito bem orientado, também é compromisso nosso. Daí a importância de trazer para dentro da empresa essas ações, que orienta e amplia o conhecimento da prevenção e dicas de uma vida mais saudável”. Completou Jacira que, ainda falou sobre outras ações do Novembro Azul, que serão promovidas em outras unidades da CAEMA por todo o Estado.
 
Após a palestra, os servidores aproveitaram um coffee break, oferecido pelos organizadores da palestra e, ainda, receberam folders com instruções preventivas, bem como o broche que simboliza a Campanha.

Caema participa de Campanha de Negociação de Dívidas promovida pelo Procon

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) disponibilizará equipes de negociadores durante a Semana de Renegociação de Dívidas, que será realizada entre os dias de 21 e 24 de novembro. A campanha é organizada pelo Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e do Consumidor do Maranhão (Procon/MA).
 
A Caema colocará quatro equipes de plantão durante o horário de funcionamento do evento, das 10h às 19h, nas dependências do Shopping da Ilha, em São Luís. De acordo com a Diretoria de Comercialização e Relacionamento com o Cliente (DC/Caema), todos os casos levados pelo público até os negociadores serão devidamente recebidos e analisados de forma individual, para que se apresente a cada cliente a melhor oportunidade de quitação ou parcelamento.
 
Durante o período, também existe oportunidade de realizar a emissão de documentos como Certidão Negativa de Débitos e outros serviços. Para receber o atendimento e para que se possa proceder com a negociação da dívida, é necessário que o consumidor que compareça ao guichê apresente documentos de comprovação do débito e de documentos de identificação pessoal do titular, como RG, CPF e comprovante de residência.
 
Para as pessoas que tiverem dificuldades de horário, ou de deslocamento até o local do evento, a Caema lembra que suas unidades da capital disponibilizam este tipo de atendimento diariamente. “Aqueles consumidores que não vão poder ir ao local por questão financeira ou devido ao fato de estarem em horário de serviço, nós lembramos que ele poderá se dirigir, mesmo depois de passado o evento, até uma das cinco gerências da capital (Cohatrac, Cidade Operária, Vinhais, Anjo da Guarda e Centro), para fazer a negociação com as mesmas condições”, enfatiza Vanda Almeida, coordenadora do setor de Controle, Fiscalização e Padronização de Relacionamento com o Usuário (CCRCP/Caema).
 
Será a quarta vez que a Caema participa como empresa apoiadora e integrante do evento, que teve sua primeira edição realizada em 2015. No ano passado, a Companhia realizou 300 atendimentos com êxito e negociou mais de R$ 721 mil em débitos de clientes, que deixaram a situação de inadimplência.
 
“A expectativa agora é de que, este ano, mais gente compareça, regularize sua situação junto à Caema e possa desfrutar dos benefícios de descontos e reduções da dívida, para, então, reativar suas ligações de abastecimento de água e recuperar seu crédito na praça de imediato”, afirma Vanda Almeida.
 
 
 

Kits sanitários transformam a vida de famílias beneficiadas no Maranhão

         Pias, vazo sanitário e chuveiro completaram a alegria de Maria da Conceição Gomes da Silva (62), moradora do município de Primeira Cruz. A aposentada, que pertence ao grupo de 50 primeiros beneficiados com kits Sanitários no município, define como um sonho o banheiro construído pela CAEMA em sua casa.
 
Moradora da Rua Alto Formoso, no bairro Mariana, ela esperava ansiosamente pela entrega do kit Sanitário. Agora de certificado em mãos, sorriso no rosto e alma lavada de orgulho, ela relembra que, antes do banheiro, a situação era complicada até mesmo para um simples banho.
 
“De noite, se precisava ir ao banheiro, tinha que vir no quintal, no escuro. Com o banheiro novo, a gente deixa a luz acesa para clarear, pode até lavar roupa à noite, tomar banho. Agora está ótimo, mudou tudo para melhor! ”, diz ela.
 
Maria Rita de Sousa, Bairro Canto D’água, no município de Milagres do Maranhão, também está toda orgulhosa do que ela classifica como um presente que Deus e o Governo lhe proporcionaram. “Eu nunca tinha ganho nada na vida, agradeço demais pelo benefício. Estou feliz, satisfeita, amei meu banheiro! ”, contou.
 
Feliz e satisfeita também está a dona de casa Lucelita dos Santos Gomes (36), moradora do bairro Jardim das Almas, em Brejo de Areia. O município, com cerca de 10.600 habitantes, também está na lista das cidades que já foram contempladas com entregas de kits sanitários.
 
“A gente tinha que usar o mato atrás da casa. Como o terreno aqui é de descida, era pior para o meu menino, deficiente, que não podia descer pro quintal. Com esse banheiro, as coisas melhoraram muito, até mesmo para dar banho nele”, conta Lucelita, que revelou ainda nunca ter tido condições financeiras de fazer um banheiro nos moldes do que recebeu do Governo. “Gostei, aprovado! Eu não sei quanto gastaria para fazer um banheiro deste jeito aqui, mas eu sei que seria um bocado. A maior nota que pode dar pro banheiro é dez, ou pode dar mais? ”, disse, entre sorrisos.
 
Baseado em relatos como esse, mensurar o valor de cada unidade de banheiro não é tarefa fácil, como explica Neide Camila Martins Diniz, assistente Social da CAEMA. Ela ressalta que, devido ao ganho na qualidade de vida dos beneficiados e pelo largo sorriso que muitos exibem no rosto ao segurarem seus certificados de entrega, percebe-se que o investimento é muito maior do que valores.
 
“Trata-se de investimento na autoestima das pessoas. Afinal de contas, a pergunta é: como se capitalizar a felicidade de quem recebe o kit? ”, comenta Camila, que participa da equipe social que acompanha famílias beneficiadas desde o início da seleção até o pós-entrega.
 
O depoimento de Patrícia Rafaele Sousa Santos (20) reforça essa fala. Ela conta que sua filha pequena, de apenas 5 anos, adora usar o banheiro e que é muito gratificante vê-la aprendendo noções de higiene.
 
“Hoje, ela já pode usar um banheiro. Ela fala: Mãe, vou banhar no chuveiro! Ela já sabe dar a descarga sozinha, sabe que tem que lavar as mãos depois de usar o banheiro e muitas outras atitudes que acabam mantendo a saúde mais protegida”, conta de Primeira Cruz.
 
As três cidades tiveram entregas realizadas no mês de setembro. Primeira Cruz, Brejo de Areia e Milagres do Maranhão fazem parte das 13 cidades que já foram contempladas com entregas de kits Sanitários. Além de moradores destas três últimas cidades, nesta primeira etapa de entregas já foram beneficiadas famílias em Araioses, Água Doce, Aldeias Altas, Belágua, Brejo de Areia, Cajari, Centro Novo, Milagres do Maranhão, São João do Sóter, Serrano do Maranhão, Satubinha e Santana do Maranhão.
 
 

Construção de Kits Sanitários gera empregos e renda em cidades beneficiadas

Mais Saúde, qualidade de vida, mais emprego. Com a construção e instalação dos kits Sanitários – banheiros individuais dotados de infraestrutura adequada para atender necessidades básicas de higiene pessoal – o Governo do Estado, por meio da CAEMA, já levou investimentos e obras para 13 cidades com o menor IDH do Maranhão.
 
Além de trabalhar para diminuir um déficit de falta de banheiros exclusivos e melhorar os indicadores do saneamento básico nas 30 cidades de menor IDH do Maranhão, a estratégia também tem ajudado a injetar recursos na economia destas localidades. Em vários destes municípios, além dos ganhos na saúde, em que a cada lote de banheiros entregues, o programa impacta diretamente na vida de 225 pessoas, esses resultados estendem benefícios também ao campo econômico.
 
De acordo com as informações da Unidade Especial de Planejamento e Políticas Públicas da CAEMA, essa vertente do projeto é formulada por meio de orientações dispostas no teor do projeto. Entre as normatizações para execução, as empresas vencedoras de concorrência para construção dos kits, devem atender e cumprir algumas determinações.
 
“Entre as condições e orientações que são repassadas aos construtores, está a de que as empresas priorizem mão de obra local e mantenham todos os direitos destes trabalhadores assegurados formalmente”, explica Alan Ichilevici, engenheiro da UEP que fiscaliza o projeto. ­­­­
 
Em Primeira Cruz, Tercílio Pereira da Silva (43), encarregado de obras, comanda 10 equipes, cada uma com cerca de 30 trabalhadores da construção civil, junto à empresa responsável pelas construções dos kits Sanitários naquele município. Tercílio, que estava desempregado, se diz satisfeito. “Graças a Deus, desde o dia 21 junho, quando a empresa chegou, começou a gerar emprego. Tinha muita gente precisando, veio numa hora certa”, conta o trabalhador.
 
Além da geração de emprego e renda com a contratação de mão de obra local, o construtor Walber Nascimento, que toca obras de lotes de banheiros nos municípios de São João do Sóter, Afonso Cunha, e Aldeias Altas, destaca a movimentação do comércio local. “Desde a mobilização, todo o processo de construção dos banheiros demanda material que pode ser facilmente adquirido nos municípios, como areia e cimento, entre outras coisas. Nas cidades em que estamos com as obras, nós adquirimos do comércio local. É uma forma também de diminuir custos com transporte”, explica.
 
Comerciante em São João do Sóter, José de Ribamar dos Reis Passos faz questão de dar seu depoimento sobre o assunto. Ele possui uma loja de material de construção no centro da cidade e também trabalha com montagem de forro PVC. “Esse tipo de projeto é ótimo, já que diminui o desemprego, o dinheiro gira dentro da cidade e muitas famílias são beneficiadas com uma coisa que nem possuíam em suas casas, que é um banheiro bom”, pontua o comerciante, que diz já ter feito bons negócios desde que começaram as implantações dos kits.
 
Mais IDH
 
A construção e entrega dos Kits Sanitários para famílias de baixa renda faz parte das ações do Programa Mais IDH, idealizado pelo Governo Flávio Dino. O programa visa elevar o Índice de Desenvolvimento Humano em 30 municípios no Maranhão que possuem os menores indicadores, levando-se em consideração diversos itens, como renda, educação, saneamento básico, entre outros. Cumprida pela CAEMA, a estratégia dos banheiros exclusivos visa levar mais saúde e dignidade para as famílias beneficiadas.
 
Já foram entregues 507 Kits Sanitários em 13 municípios, beneficiando cerca de 2.200 pessoas. O Investimento total para os primeiros lotes de banheiros foi de aproximadamente R$ 4,3 milhões. Outros 473 Kits Sanitários em construção estão em fase de conclusão.
 
“A alegria das famílias beneficiadas, geração de empregos e renda, dividendos e recursos sendo alocados dentro destes municípios. É disso que estamos falando! Não somente de banheiros com finalidade prática, mas de obras de extrema relevância para o saneamento básico e meio ambiente, um programa completo, estruturado e alinhado com as diversas políticas públicas do Governo”, sintetizou Alexandre Rebelo Ferreira, gestor da Unidade Especial de Planejamento e Políticas Públicas da CAEMA.

CAEMA realiza Campanha de doação de brinquedos em comemoração ao Dia das Crianças

Nesta 7ª edição da Campanha Faça Uma Criança Feliz, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) destinou a doação de brinquedos para o bairro do Coroado. A arrecadação foi realizada no período de 19 de setembro a 9 de outubro e contou com a participação das unidades do Sacavém, Sede e a Gerência Comercial de Pinheiro.

Para entrega, a Companhia recebeu a visita de representantes da União de Moradores do Coroado, servindo também como uma aproximação com a comunidade, já que a escolha do bairro ocorreu devido à realização de obras de melhoria e ampliação no abastecimento de água e na rede de esgoto da área.
 
Segundo Jacira Santos, assistente social da Diretoria de Gestão Administrativa, a campanha teve como objetivo principal estimular a solidariedade dos empregados, para que possam também realizar doações para outras crianças. “Essa vitória só foi possível porque os colegas conseguiram colocar a sua disposição através dos brinquedos. E essa nossa ação é para isso, estimular a solidariedade das pessoas e também levar alegria para as crianças”, explicou Jacira. 
 
Para Robert de Oliveira, presidente da União de Moradores do Coroado, ações como esta fortalecem a relação da CAEMA com a comunidade e podem ser utilizadas como um momento de conscientização ambiental com os moradores do bairro: “Para nós é muito gratificante, isso mostra que a nossa parceria tá muito forte com a CAEMA e nosso objetivo também é fazer esse trabalho de conscientizar os moradores”, disse o presidente da União.
 

  

--

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PRC

TEXTO: Nicolly Vaz
EDIÇÃO: Rafaela L. Plácido
FOTO: Claudio Pachêco

AVISO DE PRIVACIDADE: A CAEMA utiliza as informações sobre sua navegação para melhorar a sua experiência no site e oferecer soluções mais adequadas para você. Não utilizamos seus dados de cookies para estatísticas ou marketing. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

  Aceito os cookies do Portal CAEMA.
Cookies do Portal CAEMA