Campanha Fique em Dia com a CAEMA efetuou mais de 35 mil negociações

Encerrada na última quinta-feira (31/01), a Campanha para negociação de dívidas com a Companhia de Saneamento Ambiental (CAEMA) ajudou milhares de clientes em todo o estado a regularizarem sua situação junto à empresa. Por dois meses, a Campanha Fique em Dia com a CAEMA ofertou opções de parcelamento e quitação de débitos com condições imperdíveis.

Lançada em 1 de dezembro do ano passado por meio da Medida Provisória nº285, a Campanha instituída pelo Governador Flávio Dino, estendeu vantagens aos clientes pessoas físicas e entidades de natureza jurídica de direito público ou privado, por um período de 58 dias. Durante este período, a CAEMA formalizou parcerias e disponibilizou diversos pontos de atendimento físicos fixos e móveis, que permitiram maior acesso aos clientes para que pudessem aderir à campanha.

Entre as condições dispostas para adesão, o cliente que compareceu a um dos postos, pôde optar por pagar à vista obtendo desconto máximo, ou ainda parcelar em até 6 vezes. Em ambos os casos, quitação e parcelamento, o cliente recebia o benefício de retirada de todos os juros e multas acumulados pelo período da dívida.

Segundo o diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente, Carlos Alberto Martins, foram superadas as expectativas.  “No início do ano, o orçamento doméstico sofre grande influência de despesas extras ou sazonais a serem cumpridas. Mesmo assim, o maranhense, reconhecendo a boa intenção do Governo e acreditando na eficiência da Campanha, agarrou essa oportunidade”, disse o diretor.

De acordo com o gerente de Comercialização da CAEMA, Ygor Frazão, os dados revelam que, logo de início, cerca de 18 mil clientes em todo estado aderiram à Campanha para resolver pendências, e em alguns casos, até mesmo regularizar o seu fornecimento de água. Ao todo, mais de 35 mil negociações foram feitas.

Ele revela também que a maior parcela dos clientes que procuraram a CAEMA foi de consumidores que se enquadram como pessoas físicas. Contudo, outras categorias também participaram ativamente da Campanha. “Atingimos os condomínios residenciais e comerciais por meio de seus síndicos ou empresas administradoras. Também vieram até nós indústrias, lojas comerciais e de departamentos, supermercados, dentre outros grandes consumidores”, explica Ygor Frazão.

Sem distinção entre valores, a Campanha Fique em Dia com a CAEMA, negociou débitos de água e esgoto anteriores a 27 de novembro de 2018. Era dada também a oportunidade de rever dívidas já negociadas anteriormente, cujos acordos não foram cumpridos. Sendo assim, em caso de adesão, este novo acordo seguia os parâmetros da Campanha. A recuperação de crédito, a eliminação de débitos sem os juros e multas, entre outras vantagens, impulsionaram estes consumidores a aderirem a campanha e voltar a condição de adimplentes.

“Nos preocupamos em oportunizar o atendimento mesmo àqueles clientes que estavam em trânsito, fora de seus domicílios por inúmeros motivos. E também, mesmo aqueles que moram em cidades diferentes das que possuem imóveis com débitos sob a matrícula da CAEMA, puderam recorrer a nosso atendimento para negociar de maneira rápida, fácil e vantajosa”, avalia o Presidente da CAEMA, Carlos Rogério Araújo.

Débitos

Para quem perdeu a chance de negociar débitos usufruindo as condições ímpares da campanha, é bom lembrar que a CAEMA também mantém uma carteira habitual de negociações de débitos com atraso, à qual os clientes podem recorrer.

“Mesmo com o término da Campanha e da possibilidade de retirada dos juros e multa, ainda assim, aquele cliente que se encontra em dificuldades para acertar contas com a CAEMA, poderá se deslocar em horário comercial até uma de nossas gerências, especialmente aquela à qual seu endereço ou matrícula da CAEMA é atendida, para usufruir de outras possibilidades de negociações e parcelamentos”, enfatizou o presidente.  

No interior o atendimento pode ser buscado em uma das 9 gerências (Imperatriz, Santa Inês, Itapecuru, São João dos Patos, Pinheiro, Coroatá, Chapadinha, Presidente Dutra) e seus respectivos postos de atendimento. Em São Luís, estão à disposição de clientes as gerências da Cohab, Vinhais, Cidade Operária e Anjo da Guarda, além de postos de atendimento em unidades do Viva Cidadão da Beira Mar e Shopping da Ilha.

CAEMA realiza manutenção em poço no Bonfim

A Gerência da CAEMA do Anjo da Guarda realizou manutenção corretiva para melhoria de vazão e operação no Poço P-1. O poço de grande vazão atende moradores do Sol Nascente (Ponta do Bonfim), área do Itaqui-Bacanga.

Os serviços de manutenção foram executados na última quarta-feira (30), com apoio da Gerência de Produção de Água dos Sistemas Metropolitanos (OCMM- Sacavém), ajudando a restabelecer o funcionamento do poço em menor tempo possível, retomando o envio de vazão para as casas.

O poço havia apresentado problema mecânico no Conjunto Motor Bomba. José Maria Barros, responsável pela Gerência de Produção de Água dos Sistemas Metropolitanos, explica que este tipo de operação requer planejamento, devido ao fato de que o equipamento fica confinado no interior do poço (profundidade de 120m), e precisa ser retirado para verificação e realização dos procedimentos necessários para que volte a operar.

“Às vezes é preciso trocar alguma peça do conjunto, um rolamento, ou mesmo destravar a bomba, que também sofre panes e danos devido a sucessivas quedas de energia, o que pode ter também ocorrido aqui”, explica.

O poço do Sol Nascente, foi perfurado e posto em operação pela CAEMA em 2015, para abastecer moradores de uma área que sofria com a falta d’água a mais de 20 anos. A vazão explorada é de 15m³ por hora, capaz de atender com sobra as 300 famílias que residem na localidade.

CAEMA passa a operar sistema isolado para abastecimento de Residencial no Itaqui-Bacanga

A CAEMA promoveu, na última semana, um encontro com moradores do Residencial Bacelar, na área do Itaqui-Bacanga, para ouvir as reinvindicações dos moradores. Os representantes da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão que estiveram na reunião puderam explanar como será a operação para o abastecimento no conjunto habitacional.

O gerente regional da CAEMA do Anjo da Guarda, George Pereira, explicou que a conversa partiu de uma solicitação da população local por meio da Associação dos Moradores do Residencial Bacelar. Ele enfatiza ainda que, por ser uma prática da gerência manter este tipo de entrosamento com os clientes, a solicitação foi prontamente atendida e incorporada à agenda para realização do encontro em local público, de modo que pudesse se integrar o maior número de moradores possível em torno dos entendimentos.

“Toda vez que recebemos um novo sistema de abastecimento em definitivo, seja por meio da construção de um conjunto habitacional popular ou recente integração de uma comunidade à nossa rede de abastecimento, nós realizamos estes encontros, apresentamos o sistema e sua operação, bem como as medidas que precisam ser implantadas para melhor atender a comunidade”, explicou o gerente.

Aos representantes da Companhia participantes da reunião, os moradores informaramsobre situações ocorridas quando ainda da operação do sistema por parte da construtora responsável pela construção das residências, elaboração de projeto e implantação do sistema para o abastecimento.

Algumas das inconformidades relatadas serão, de pronto, avaliadas para que sejam tomadas providências imediatas. Em outras, equipe técnica já está escalada para fazer uma varredura na rede, sugerir e executar soluções. Também serão revisadas as ligações prediais imóvel por imóvel, e verificados os hidrômetros para que se possa preservar a vazão destinada evitando perda ou desperdício.

“Todas estas medias acordadas junto aos moradores, serão realizadas concomitante a uma atualização do cadastro de consumidores, para enquadramento conforme norma da empresa, e cumprimento de exigências legais do código do consumidor”, esclarece George Pereira.

O repasse de operação deste sistema isolado para a CAEMA, foi concluído agora em janeiro de 2019, após diversas etapas e tratativas neste sentido entre a companhia e a construtora responsável.

Gerência Anjo da Guarda realiza reunião de aprimoramento com leituristas

A Coordenadoria Comercial e de atendimento ao Cliente – OCMGC da Gerencia da CAEMA do Anjo da Guarda, reuniu leituristas em seu auditório para tratar de ajustes no modo de operação,visando aperfeiçoar o serviço desenvolvido em campo. O objetivo é otimizar o serviço com foco em resultados que contribuam de forma positiva na arrecadação.
Além das indicações de condutas a serem cumpridas, foi apresentado aos profissionais um novo formulário de execução de serviços. Este formulário deverá ser preenchido diariamente pelo profissional responsável pela área, indicando inclusive possíveis problemas percebidos em campo, como por exemplo, imóveis sem cadastro (irregulares) ou com duplicidade de endereço, indícios de possíveis fraudes, entre outros.
Outro ajuste diz respeito aos turnos de trabalho, e também a distribuição de lista de serviços diários, que passarão a ser entregues das 17:30h até as 18 horas para turno matutino, e das 11 horas até 14 horas para turno da tarde.
Segundo o gerente George Pereira, desta maneira será possível ao leiturista deslocar-se direto para a sua rota de trabalho no período da manhã, e retornar até a unidade para repasse de dados e recebimento da rota para cumprimento na parte da tarde.
“Contamos com a experiência, expertise e empenho de cada um dos nossos profissionais, para que possamos aprimorar e elevar a eficácia deste serviço tão importante. Afinal de contas ele é a base para que se possa ter a manutenção, custeio, e melhorias no saneamento básico das cidades”, conclui.

Últimos dias para adesão à Campanha Fique em dia com a CAEMA

A Campanha Fique em dia com a CAEMA encerra dia 31 de janeiro. Faltam poucos dias para encerramento do prazo determinado para que clientes negociem ou quitem dívidas com a CAEMA. Não há, até o momento, possibilidade deste prazo ser prorrogado. O cliente que quiser aproveitar e sanar débitos contraídos até 27 de dezembro de 2018, sem juros e multas, e ainda obter descontos especiais, poderá aderir à campanha Fique em Dia com a CAEMA, até a próxima quinta-feira (31).

Para aderir, basta que o cliente/consumidor que possua débito em aberto com a empresa, com data anterior a 27 de dezembro de 2018, vá até uma gerência ou posto de atendimento na capital ou interior, munido de documento de identificação.

Quem já garantiu a sua negociação e aproveitou a oportunidade foi a dona de casa Maria da Paz Botão, moradora da Vila Embratel. Ela conta que as vantagens são imperdíveis. Ela efetuou sua negociação há poucos dias, disse não ter dúvidas de que fez um bom negócio.

 “Quando soubemos da campanha, eu e meu marido fomos até a CAEMA para escolher a melhor forma possível. Lá, nós nos informamos melhor das condições previstas e optamos pelas vantagens do pagamento à vista, recebendo 30% de desconto e o valor sem juros e sem multas”, conta ela.

Outra cliente que não perdeu tempo e quitou seus débitos foi Iracema Aires, que mora no Anjo da Guarda. Ela conta que procurou a CAEMA e negociou contas atrasadas deixadas por um inquilino de um imóvel seu que havia alugado. A aposentada relata ainda que, além das vantagens, outra coisa que a deixou satisfeita foi a agilidade com que fez adesão e resolveu o problema.  

“Se eu pudesse já teria ido há mais tempo. Então, fui até a gerência bem perto daqui, levei uma conta, fui atendida muito bem. E eu aconselho quem puder que aproveite e faça o mesmo, porque está encerrando. Está sendo muito vantajoso mesmo!”, avaliou Iracema.

O diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente da CAEMA, Carlos Alberto Martins de Sousa, chama a atenção ao fato de que, aqueles que não podem efetuar o pagamento à vista, como foi o caso das duas clientes, podem aderir à outras faixas de negociação. É possível dividir o valor do débito mantendo o benefício de extinção dos juros e das multas.

“Dividindo o valor devido sem os juros e as multas entre 2 e 3 vezes, o desconto ofertado ao cliente é de 20%. Para divisões entre 4 e 6 vezes esse percentual ainda ficará em 10% desconto, o quê, de fato ainda se apresenta como uma ótima condição para que esse cliente venha a eliminar esse débito”, pontua o diretor.

Quem não quiser perder essa oportunidade de resolver este tipo de pendência, pode recorrer a qualquer uma das unidades da CAEMA, até a próxima quinta-feira (31), em horário comercial. Diversos postos estão à disposição do cliente para atendimento na capital e interior.

Lista de postos de atendimento
Campanha fique em dia com a CAEMA

Gerência Anjo da Guarda – R. Palestina, S/Nº – Anjo da Guarda, São Luís – MA, 65085-235, telefone:(98) 3878-1280 / 3878-1281
Gerência Centro – Av. Sen. Vitorino Freire, S/Nº – Centro, São Luís – MA, 65000-000, telefone:(98) 3878-1255
Gerência Cidade Operária – Av. Esteban Duzentos e Três, S/Nº – Cidade Operária, São Luís – MA, 65058-156 , telefone: (98) 3878-2066 / 3878-2071
Gerência Cohab – AV. Principal, S/N – COHAB Anil III, São Luís – MA, 65051-843, telefone:(98) 3878-2030
Gerência Vinhais – Av. Jerônimo de Albuquerque, n°100 – Alto do Calhau, São Luís – MA, 65074-220, telefone:(98) 3878-7950 / 3878-7959
Gerência de Imperatriz – Avenida Getúlio Vargas, 1131, Centro, Imperatriz – MA CEP: 65900-000, telefone: (99) 2101-5202.
Posto de Atendimento Imperial Shopping – Rodovia BR-010, nº 100 – Jardim São Luís, Imperatriz/MA, CEP:65913-015, telefone: (99) 3523-2720
Posto de Atendimento Tocantins Shopping – Rua Piauí, 580 – Centro, Imperatriz – MA, CEP: 65901-61
Gerência de Chapadinha – Av. Ataliba Vieira de Almeida, 1884, Chapadinha – MA, 65500-000, telefone: (98) 3471-1471
Gerência de Coroatá- Endereço: Rua Senador Leite, 836 – Centro de Coroatá MA, telefone: (99) 3641-3827
Gerência de Itapecuru – R. Abdala Buzar, 362, Itapecuru Mirim – MA, 65485-000, telefone: (98) 3463-1383
Gerência de Pedreiras – R. das Laranjeiras, 1075, Pedreiras – MA, 65725-000, telefone: (99) 3642-1133
Gerência de Pinheiro – R. Luís Domingues, 45, Pinheiro – MA, 65200-000, telefone:(98) 3381-1524
Gerência de Presidente Dutra – R. Cel. Sebastião Gomes, 467, Pres. Dutra – MA, 65760-000, telefone: (99) 3663-0351
Gerência de Santa Inês – Rua do Sol, 553, Santa Inês – MA, 65300-000, telefone: (98) 3653-2255
Gerência de São João dos Patos – Av. Presidente Médici, São João dos Patos – MA, 65665-000, telefone: (99) 3551-2245

 

 

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