Funcionários da CAEMA recebem treinamento de combate a incêndios

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) promoveu, na tarde da última quinta-feira (14), um treinamento sobre os riscos de incêndio e a importância da formação da Brigada de Incêndios para os funcionários da Companhia.
O bombeiro militar Jean Francis Ribeiro Corrêa, especialista em resgate, conduziu a palestra que teve como objetivo divulgar a Norma Regulamentadora (NR-23), instituída pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), bem como salientar ações de promoção da saúde do trabalhador. Jean Francis orientou os funcionários a proteger o ambiente contra o fogo, e recomendou que medidas tomar caso o problema tome maiores proporções.
“Esse momento é muito importante para que todos na empresa saibam que devemos evitar o aparecimento do fogo, com medidas muito simples. A formação da Brigada de Incêndios também é primordial no ambiente organizacional, pois caso a fatalidade aconteça, teremos pessoas certas que evitarão a destruição completa”, enfatizou Jean Francis.
O bombeiro destacou ainda a importância de manter a calma e o máximo de ordem possível quando houver os primeiros sinais de fogo. “A pessoa certa saberá qual decisão tomar para nortear, de um modo geral, perante situações emergenciais. É crucial reconhecer o tipo de incêndio para saber qual método escolher, para combatê-lo. O brigadista também vai poder garantir, em um grau mais amplo, a segurança das pessoas que estiverem no local, usando as articulações corretas de evacuação e também do isolamento daquela área, tal qual o incêndio foi iniciado”, completou.
César Augusto Nascimento dos Santos, membro da CIPA, destacou a importância de preservar a vida dos colaboradores da empresa e prosseguiu com instruções preventivas de segurança do trabalho. “A vida dos nossos colaboradores é a vida da empresa, portanto, preservá-las é nossa missão. Hoje, estamos conduzindo esse treinamento para reforçar o nosso compromisso em garantir a segurança de todos dentro da empresa, trazendo à tona a importância da Brigada de Incêndio e dicas de como diminuir os riscos que podem dar vida ao fogo em nosso local de trabalho. Ainda iremos muito além para prevenir todos os tipos de acidente de trabalho. As suas vidas são de extrema importância”, destacou César Augusto.
 A CIPA é uma comissão constituída por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores, de forma paritária, em cada estabelecimento da empresa, que tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A Comissão da CAEMA vai eleger, nesta quarta-feira (20), novos membros para dar continuidade aos serviços de prevenção e diminuir os riscos da empresa.

CAEMA realiza treinamento para o novo sistema de execução orçamentária

Com o desligamento da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão do sistema Siafem/Siagem, a CAEMA assume total responsabilidade do controle orçamentário da empresa. E, para melhor domínio dos gastos e da realidade financeira da Companhia, a equipe de Tecnologia da Informação desenvolveu novo sistema para gerenciar os trâmites orçamentários. Os servidores lotados na capital foram apresentados à nova ferramenta, na tarde da última terça-feira (05) e, posteriormente, passarão por treinamento. No auditório da Sede, tiveram acesso prévio de como vai funcionar o sistema que visa simplificar os processos, bem como facilitar o controle de gastos.

Estiveram presentes o presidente Carlos Rogério, que fez a abertura do treinamento; André de Paula, diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente; João José Azevedo, Diretor de Engenharia e Meio Ambiente.; Carlos Alberto Martins de Sousa, Diretoria de Comercialização e Relacionamento com o Cliente, além de representantes dos setores e das unidades de negócios da empresa.

O chefe da UEP, Alexandre Rabelo, além do assistente técnico da PR Durval Santos e a assistente de planejamento Laís Alves, explicaram que a implantação do novo sistema prevê uma gestão mais eficiente e transparente, principalmente no que diz respeito aos recursos, uma vez que todos os servidores autorizados poderão ter real noção da dimensão orçamentária disponível a ser utilizada e, a partir de então, ter uma participação mais colaborativa no equilíbrio financeiro.

O sistema já se encontra em operação, mas, inicialmente, o acesso será liberado gradativamente pela UEP, conforme os credenciamentos de acesso forem liberados. Após a liberação, os servidores terão uma semana para utilizarem a ferramenta para teste até a implantação definitiva, já que será de uso obrigatório o processamento de forma eletrônica por meio do sistema.

A assistente de planejamento Laís Alves falou que a implantação do novo sistema é muito importante para os novos procedimentos de execução orçamentária após o descredenciamento dos sistemas Siagem/Siafem. “Antes os processos eram feitos sem que os setores tivesses acesso à informação de quanto eles ainda teriam para usar. Agora, essa informação ficará disponível, e o servidor ainda poderá entender melhor as nossas limitações financeira”, afirmou Laís; A assistente reiterou ainda que a ideia é expandir essa nova ferramenta e fazer a interação com outros sistemas já existentes, como o radar e o rubi, de tal forma a otimizar a agilidade nos procedimentos, tanto orçamentários quanto de finanças.

CAEMA realiza manutenção em poço no Bonfim

A Gerência da CAEMA do Anjo da Guarda realizou manutenção corretiva para melhoria de vazão e operação no Poço P-1. O poço de grande vazão atende moradores do Sol Nascente (Ponta do Bonfim), área do Itaqui-Bacanga.

Os serviços de manutenção foram executados na última quarta-feira (30), com apoio da Gerência de Produção de Água dos Sistemas Metropolitanos (OCMM- Sacavém), ajudando a restabelecer o funcionamento do poço em menor tempo possível, retomando o envio de vazão para as casas.

O poço havia apresentado problema mecânico no Conjunto Motor Bomba. José Maria Barros, responsável pela Gerência de Produção de Água dos Sistemas Metropolitanos, explica que este tipo de operação requer planejamento, devido ao fato de que o equipamento fica confinado no interior do poço (profundidade de 120m), e precisa ser retirado para verificação e realização dos procedimentos necessários para que volte a operar.

“Às vezes é preciso trocar alguma peça do conjunto, um rolamento, ou mesmo destravar a bomba, que também sofre panes e danos devido a sucessivas quedas de energia, o que pode ter também ocorrido aqui”, explica.

O poço do Sol Nascente, foi perfurado e posto em operação pela CAEMA em 2015, para abastecer moradores de uma área que sofria com a falta d’água a mais de 20 anos. A vazão explorada é de 15m³ por hora, capaz de atender com sobra as 300 famílias que residem na localidade.

Campanha Fique em Dia com a CAEMA efetuou mais de 35 mil negociações

Encerrada na última quinta-feira (31/01), a Campanha para negociação de dívidas com a Companhia de Saneamento Ambiental (CAEMA) ajudou milhares de clientes em todo o estado a regularizarem sua situação junto à empresa. Por dois meses, a Campanha Fique em Dia com a CAEMA ofertou opções de parcelamento e quitação de débitos com condições imperdíveis.

Lançada em 1 de dezembro do ano passado por meio da Medida Provisória nº285, a Campanha instituída pelo Governador Flávio Dino, estendeu vantagens aos clientes pessoas físicas e entidades de natureza jurídica de direito público ou privado, por um período de 58 dias. Durante este período, a CAEMA formalizou parcerias e disponibilizou diversos pontos de atendimento físicos fixos e móveis, que permitiram maior acesso aos clientes para que pudessem aderir à campanha.

Entre as condições dispostas para adesão, o cliente que compareceu a um dos postos, pôde optar por pagar à vista obtendo desconto máximo, ou ainda parcelar em até 6 vezes. Em ambos os casos, quitação e parcelamento, o cliente recebia o benefício de retirada de todos os juros e multas acumulados pelo período da dívida.

Segundo o diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente, Carlos Alberto Martins, foram superadas as expectativas.  “No início do ano, o orçamento doméstico sofre grande influência de despesas extras ou sazonais a serem cumpridas. Mesmo assim, o maranhense, reconhecendo a boa intenção do Governo e acreditando na eficiência da Campanha, agarrou essa oportunidade”, disse o diretor.

De acordo com o gerente de Comercialização da CAEMA, Ygor Frazão, os dados revelam que, logo de início, cerca de 18 mil clientes em todo estado aderiram à Campanha para resolver pendências, e em alguns casos, até mesmo regularizar o seu fornecimento de água. Ao todo, mais de 35 mil negociações foram feitas.

Ele revela também que a maior parcela dos clientes que procuraram a CAEMA foi de consumidores que se enquadram como pessoas físicas. Contudo, outras categorias também participaram ativamente da Campanha. “Atingimos os condomínios residenciais e comerciais por meio de seus síndicos ou empresas administradoras. Também vieram até nós indústrias, lojas comerciais e de departamentos, supermercados, dentre outros grandes consumidores”, explica Ygor Frazão.

Sem distinção entre valores, a Campanha Fique em Dia com a CAEMA, negociou débitos de água e esgoto anteriores a 27 de novembro de 2018. Era dada também a oportunidade de rever dívidas já negociadas anteriormente, cujos acordos não foram cumpridos. Sendo assim, em caso de adesão, este novo acordo seguia os parâmetros da Campanha. A recuperação de crédito, a eliminação de débitos sem os juros e multas, entre outras vantagens, impulsionaram estes consumidores a aderirem a campanha e voltar a condição de adimplentes.

“Nos preocupamos em oportunizar o atendimento mesmo àqueles clientes que estavam em trânsito, fora de seus domicílios por inúmeros motivos. E também, mesmo aqueles que moram em cidades diferentes das que possuem imóveis com débitos sob a matrícula da CAEMA, puderam recorrer a nosso atendimento para negociar de maneira rápida, fácil e vantajosa”, avalia o Presidente da CAEMA, Carlos Rogério Araújo.

Débitos

Para quem perdeu a chance de negociar débitos usufruindo as condições ímpares da campanha, é bom lembrar que a CAEMA também mantém uma carteira habitual de negociações de débitos com atraso, à qual os clientes podem recorrer.

“Mesmo com o término da Campanha e da possibilidade de retirada dos juros e multa, ainda assim, aquele cliente que se encontra em dificuldades para acertar contas com a CAEMA, poderá se deslocar em horário comercial até uma de nossas gerências, especialmente aquela à qual seu endereço ou matrícula da CAEMA é atendida, para usufruir de outras possibilidades de negociações e parcelamentos”, enfatizou o presidente.  

No interior o atendimento pode ser buscado em uma das 9 gerências (Imperatriz, Santa Inês, Itapecuru, São João dos Patos, Pinheiro, Coroatá, Chapadinha, Presidente Dutra) e seus respectivos postos de atendimento. Em São Luís, estão à disposição de clientes as gerências da Cohab, Vinhais, Cidade Operária e Anjo da Guarda, além de postos de atendimento em unidades do Viva Cidadão da Beira Mar e Shopping da Ilha.

Gerência Anjo da Guarda realiza reunião de aprimoramento com leituristas

A Coordenadoria Comercial e de atendimento ao Cliente – OCMGC da Gerencia da CAEMA do Anjo da Guarda, reuniu leituristas em seu auditório para tratar de ajustes no modo de operação,visando aperfeiçoar o serviço desenvolvido em campo. O objetivo é otimizar o serviço com foco em resultados que contribuam de forma positiva na arrecadação.
Além das indicações de condutas a serem cumpridas, foi apresentado aos profissionais um novo formulário de execução de serviços. Este formulário deverá ser preenchido diariamente pelo profissional responsável pela área, indicando inclusive possíveis problemas percebidos em campo, como por exemplo, imóveis sem cadastro (irregulares) ou com duplicidade de endereço, indícios de possíveis fraudes, entre outros.
Outro ajuste diz respeito aos turnos de trabalho, e também a distribuição de lista de serviços diários, que passarão a ser entregues das 17:30h até as 18 horas para turno matutino, e das 11 horas até 14 horas para turno da tarde.
Segundo o gerente George Pereira, desta maneira será possível ao leiturista deslocar-se direto para a sua rota de trabalho no período da manhã, e retornar até a unidade para repasse de dados e recebimento da rota para cumprimento na parte da tarde.
“Contamos com a experiência, expertise e empenho de cada um dos nossos profissionais, para que possamos aprimorar e elevar a eficácia deste serviço tão importante. Afinal de contas ele é a base para que se possa ter a manutenção, custeio, e melhorias no saneamento básico das cidades”, conclui.

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