CAEMA capacita profissionais em tratamento de efluentes

Encerrou na manhã da última sexta-feira (11), mais um treinamento de capacitação em tratamento de efluentes promovido pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), aos operadores e químicos da empresa. O treinamento foi iniciado na segunda-feira (7), ministrado pelo engenheiro ambiental e sanitarista Alber Gondin, da empresa ACS Ambiental do Estado do Ceará, com duração de 40 horas/aula com dimensões teóricas e práticas, afim de garantir a qualidade dos serviços prestados por quem atua na instalação e manutenção das estações de tratamentos compactos.

O primeiro dia de treinamento contou com conteúdo programático teórico e inovador, que abordou novas tecnologias aeróbicas, anaeróbicas e de desinfecção, bem como a utilização de alguns produtos químicos no tratamento de efluentes para que seja possível o reuso da água em atividades que não necessitam de potabilidade significativa. Nos três dias seguintes, o conhecimento adquirido previamente foi posto em prática nas subestações de tratamento compactos da CAEMA. Alguns problemas pontuais foram resolvidos e explicações do que foi visto em sala de aula se intercalaram com a execução de atividades na finalidade de que os colaboradores compreendam melhor os processos operacionais envolvidos na função, e aumente a eficiência do sistema.

De acordo com Alber Gondim, a tecnologia utilizada atualmente pela CAEMA no tratamento de efluentes, já é considerada como de ponta e a capacitação foi necessária para tirar dúvidas em relação ao sistema compacto de tratamento. "Foram 3 dias de aulas práticas nas unidades da própria empresa para desenvolver as habilidades dos colaboradores em relação ao sistema. No final, voltamos à sala de aula para um apanhado do que vimos em campo e ressaltamos as oportunidades e a elaboração do plano de ação, para que as estações deem, de fato, a eficiência permitida pela tecnologia implantada", declarou o sanitarista.

Afonso Alencar, coordenador de tratamento de esgoto da CAEMA, destacou que o treinamento foi mais uma oportunidade de qualificar os operadores da capital e do interior do Estado. "Recentemente, passamos por um outro treinamento com o conteúdo mais diversificado, mas percebeu-se que haviam muitas dificuldades, especificamente na área operacional das estações compactas, então solicitamos esse curso de capacitação e fomos atendidos. Essa ação só vai trazer ganhos para a empresa, tanto relacionados a produtividade, quanto no proveito de nossos equipamentos", concluiu Afonso.

A ETE Compacta é a estação de tratamento ideal para condomínios e estabelecimentos comerciais e, também, para locais não atendidos pela rede pública. Traz grandes vantagens ambientais, pois além de permitir o reuso da água na descarga, lavagem de piso e de veículos, e outras atividades que não necessitam da água potável, viabiliza o tratamento de esgoto em pouco espaço e traz grande economia de recursos, inclusive de energia, pela instalação e manutenção simples.

No encerramento, os funcionários que participaram dos 5 dias de treinamento, receberam certificado. O presidente da Companhia, Carlos Rogerio Araújo, esteve presente e destacou a importância da ação.  “O tratamento de esgoto é de grande importância para o desenvolvimento social e preservação do meio ambiente, já que, caso não receba tratamento adequado, os rios e fontes de água serão poluídos e consequentemente a população em geral sofrerá o impacto. Portanto, tendo em conta que as ETEs são os canais pelos quais estas demandas são recebidas, é indispensável que nossos operadores estejam muito bem preparados para viabilizar todo o processo, então este é um investimento que, não traz somente mais aprendizagem para o corpo funcional da empresa, como nos ajuda a cumprir a missão de ofertar um excelente serviço de saneamento aos nossos clientes”,  concluiu o presidente.

 

Campanha Fique em Dia com a Caema já fez 18 mil renegociações

Desde que foi lançada, em dezembro do ano passado, a campanha Fique em Dia com a Caema já garantiu a conclusão de aproximadamente 18 mil renegociações de dívidas, o que representa um total de R$ 12,5 milhões negociados em todo o Maranhão. A campanha de renegociação de pendências se estende até o próximo dia 31 de janeiro. Podem participar clientes com contas vencidas até 27 de novembro de 2018.

Os números foram apresentados pelo gerente de Comercialização da Companhia, Ygor Frazão. Segundo ele, a procura por descontos vem fazendo com que muitos clientes optem pelo pagamento à vista.

“Os clientes têm preferido negociar suas dívidas com pagamentos à vista por conta do desconto de 30% no valor principal da dívida, além de redução de 100% dos juros e multas. Os pagamentos à vista representam 75% do total de negociações já realizadas”, detalhou Ygor.

Ainda segundo o gerente, dentre as opções de parcelamento, o consumidor vem optando por dividir o pagamento em seis vezes. Mas existem aqueles que preferem negociar nas condições normais oferecidas pela Companhia, disponíveis o ano todo e não apenas no período da campanha. É o que explica a coordenadora de Cobrança da Caema, Sana Castro.

“Nesses casos, os parcelamentos normais são sem descontos de juros e multas e com acréscimo de juros nas parcelas, o que faz os benefícios da campanha Fique em Dia com a Caema se tornem mais vantajosos para o cliente, já que, com eles, é possível quitar débitos pagando em uma só vez, recebendo desconto de 100% em juros e multas e mais 30% no valor principal da dívida, ou ainda, optar por parcelamento, que também possuem seus equivalentes descontos”, detalhou Sana Castro.

A iniciativa parte de Medida Provisória assinada pelo governador Flávio Dino no final de 2018, que instituiu o Programa Especial de Regularização de Débitos junto à Caema.

Números positivos em Imperatriz

Em Imperatriz, maior cidade da região Sul do Maranhão, a campanha Fique em Dia com a Caema já renegociou débitos ou quitou dívidas de 2.543 clientes desde dezembro.

“É um número muito positivo em comparação com o mesmo período do ano passado, estamos hoje com as áreas de atendimento cheias em todas as lojas da Caema de Imperatriz. Este é um período que geralmente as pessoas não procuravam nossos atendimentos por conta das festas de fim de ano, mas ao que parece, estamos alcançando os nossos objetivos de negociações”, comemora o coordenador comercial da Gerência da Companhia em Imperatriz, Verlom Silveira.

Como participar

Para aderir à campanha, basta que o cliente compareça a qualquer uma das unidades de negócio ou postos de atendimento da Caema portando documentos que comprovem sua identificação, contas ou negociações em atraso. Isso vale para contas vencidas até o dia 27 de novembro de 2018.

No local, o cliente escolhe uma das propostas de renegociação de débitos ou quitação de dívidas.

Quem desejar pagar à vista recebe 30% de desconto do valor principal da dívida, além de desconto de 100% em juros e multas. Para quem preferir parcelamento, as opções permitem que o pagamento seja feito em 3 ou 6 vezes.

Nas duas, há desconto de 100% dos juros e multas acumuladas. Com o parcelamento em 3 vezes, o desconto do valor principal da dívida é de 20%, e para parcelamento em 6 vezes o desconto do valor principal é de 10%. 

 

CAEMA promove capacitação em Tratamento de Efluentes

De 11 a 14 de dezembro, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) realizou treinamento com funcionários destinado para atividades como controle, monitoramento e operação de Estações de Tratamento de Efluentes para operadores, analistas, gestores, técnicos e engenheiros ambientais.

Objetivando aprimorar a qualificação dos colaboradores e, consequentemente, melhorar a qualidade da atuação das ETEs, o curso realizado na ETE Vinhais foi ministrado pela Especialista em Tratamento de Efluentes e representante da Acquasolution Consultoria Ambiental, Flavia Marques. De acordo com a especialista, o treinamento teve como intuito o aprimoramento do processo de operação das estações e boas práticas com relação ao controle desses sistemas.

O treinamento contou com um conteúdo programático diversificado sobre o sistema das ETEs, abrangendo temáticas como fundamentos básicos, parâmetros de controle e monitoramento de processo, gerenciamento operacional, custos, indicadores de qualidade, higiene, saúde e segurança, legislação, paradas, inibição, odores, manutenções e ações emergenciais.

Durante o encerramento do curso, esteve presente também o presidente da Caema, Carlos Rogerio Araújo, que na ocasião enfatizou sobre a extrema importância do treinamento. “A capacitação dos empregados visa o aprimoramento de suas habilidades para executar funções específicas, como a técnica de tratamento do esgoto, com resultados positivos para a salubridade ambiental”, disse o presidente.

Para Sergio Mendonça, operador da ETE Vinhais, treinamentos como este são muito importantes para reciclagem de funcionários tanto da área operacional, quanto para área de meio ambiente. "É um curso muito importante para o pessoal da manutenção e, principalmente, e para o meio ambiente, pois devemos lembrar que o efluente que entra na estação deve sempre sair com qualidade depois de tradado", disse o operador.

O Coordenador de Tratamento de Esgoto, Afonso Ligório, enfatizou que o conhecimento absorvido no treinamento deve ser aplicado o mais rápido possível nas operações das estações. “Já tive a oportunidade de visitar empresas de referência na área com a professora Flavia em outros cursos e acredito que este tipo de treinamento é indispensável para os funcionários das ETEs, já que estamos recebendo as melhores orientações para aprimorar o nosso trabalho”, finalizou.

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ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PRC

TEXTO E FOTOS: Nicolly Vaz
EDIÇÃO: Rafaela L. Plácido
 

FIQUE EM DIA COM A CAEMA

 
 
 
Agora você pode regularizar os débitos da sua conta de água e evitar a negativação do seu nome, além da suspensão do fornecimento de água. Procure uma de nossas unidades de negócios, escritórios ou guichês de atendimento no Viva/PROCON mais próximo, na capital ou interior e negocie! Sua conta em dia garante mais saúde pra sua família, mais obras e um serviço cada vez melhor para todos.
 
 
Pagamento em parcela única, à vista, com redução de 100% de juros e multa, e desconto de 30% do valor principal da dívida;
 
Pagamento  em até 3 (três) parcelas iguais e sucessivas, com redução de 100% de juros e multas e desconto de 20% do valor principal da dívida.
 
Pagamento em até 6 (seis) parcelas iguais e sucessivas, com redução de 100% de juros e multas e desconto de 10% do valor principal da dívida.
 
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No caso do parcelamento, o valor de cada parcela não pode ser menor do que R$ 100.
 
Podem entrar no programa todas as contas vencidas até o dia 27 de novembro deste ano. Os consumidores podem aderir ao Fique em Dia com a Caema até 31 de janeiro de 2019.
 
Para aderir, o cliente deverá comparecer a qualquer uma das unidades de negócios da Caema na capital e no interior, além dos postos de atendimento do Viva e Procon.
 
Na capital, as unidades ficam no Centro, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Cohatrac e Vinhais, além de unidades de atendimento nos Vivas/Procon.
 
No interior, a adesão ao Programa pode ser feita em uma das nove gerências regionais, localizadas em Imperatriz, Itapecuru, São João dos Patos, Pedreiras, Coroatá, Pinheiro, Presidente Dutra, Chapadinha e Santa Inês, além de escritórios de atendimento nas cidades que contam com sistemas de operação.
 
 
 
 
SÃO LUÍS
 
VIVA/PROCON - BEIRA MAR
Av. Beira-mar, S/N Beira Mar
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VIVA/PROCON  - SHOPPING DA ILHA
Av. Daniel de La Touche, 987 – Cohama – PISO L4 – CEP: 65074-115.
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R. Palestina, S/N - Anjo da Guarda, São Luís - MA, 65085-235
Telefone:(98) 3878-1280 / 3878-1281
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Av. Sen. Vitorino Freire, S/N - Centro, São Luís - MA, 65000-000
Telefone:(98) 3878-1255
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Av. Esteban Duzentos e Três, S/N - Cidade Operária, São Luís - MA, 65058-156 Telefone: (98) 3878-2066 / 3878-2071
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AV. Principal, S/N - COHAB Anil III, São Luís - MA, 65051-843
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Av. Jerônimo de Albuquerque, n°100 - Alto do Calhau, São Luís - MA, 65074-220
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R. das Laranjeiras, 1075, Pedreiras - MA, 65725-000
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R. Luís Domingues, 45, Pinheiro - MA, 65200-000
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R. Cel. Sebastião Gomes, 467, Pres. Dutra - MA, 65760-000
Telefone: (99) 3663-0351
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Rua do Sol, 553, Santa Inês - MA, 65300-000 
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SÃO JOÃO DOS PATOS
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Obras da CAEMA permitiram ampliar Sistema de Abastecimento de Água de Presidente Dutra

Investimentos da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) que deram uma nova configuração para o Sistema de Abastecimento de Água de Presidente Dutra levaram a justiça do Estado do Maranhão a rever decisão impetrada em 2014, que suspendia faturamento do serviço de fornecimento de água tratada em bairros da sede do município. As obras para reformulação do sistema foram responsáveis por um significativo aumento da quantidade e qualidade da água tratada distribuída aos consumidores.

Para mudar uma realidade encontrada em 2014, a CAEMA, cumprindo determinações expressas do Governo do Estado, iniciou um planejamento para execução de obras emergenciais e medidas que mudassem um cenário negativo devido a diversos fatores, entre eles, condições desfavoráveis para utilização de poços existentes e a falta de investimentos ao longo dos anos anteriores a este período, que submeteram o sistema a condições de insuficiência.

Entre as ações que se intensificaram entre 2015 e 2018, a CAEMA realizou classificação e limpeza de alguns poços que já operavam, visando a melhoria de vazão captada. Além disso, foram perfurados dois novos poços de grande vazão e, ainda, feita a implantação e expansão da rede de distribuição em quase 20 km na sede. Destes novos canos implantados surgiram 300 novas ligações prediais, possibilitando a interligação de residências com a rede de distribuição e, portanto, abastecimento de água potável por parte da CAEMA para casas que não recebiam água.

Também há ainda em curso outras obras de melhoramento contínuo do serviço prestado. Destaque para perfuração de mais um poço profundo com vazão de 100 mil litros por hora, que será posto em operação brevemente, suprindo a parada de um antigo e importante poço (P-14), que hoje tem problemas de grande quantidade de ferro dissolvido. De acordo com Luciano Cavalcante, gerente Regional da CAEMA em Presidente Dutra, este novo poço com profundidade de 300 metros vai abastecer uma grande região, incluindo a área do Socorrão e adjacências.

“Todas essas atitudes resultam em uma reconfiguração e constante aprimoramento de operação do sistema, levando mais água para atender a população de diversas áreas e também em locais onde havia desabastecimento”, explica.

Com a nova configuração, a CAEMA, voltará a contar com o faturamento nas áreas da cidade que estavam sob suspensão. Luciano ressalta que o faturamento nesses bairros será um suporte imprescindível para manter a qualidade dos serviços. Será cobrado o fornecimento em 10 bairros que tiveram melhorias concretas de maneira direta ou indiretamente devido a execução das intervenções estratégicas, como o Bom Sucesso, Paranoá, Paulo Falcão, Cohab, Cacau, ainda algumas ruas e áreas do Centro, Campeão, Fátima, Campo Dantas e São José.

O gerente Luciano Cavalcante esclarece ainda que, dentro de todo esse conjunto, a população como maior beneficiada pelo sistema, tem participação direta na manutenção e continuidade dos serviços. Por meio do pagamento de seu consumo, ela ajuda a cobrir custos de tratamento e distribuição dos volumes de água potável que recebem em suas torneiras.

“Juntamente com o uso de hidrômetros para aferição do consumo mensal, o pagamento das faturas também ajuda no controle do desperdício da água tratada. Antes que a água chegue às torneiras das casas, uma série de custos indispensáveis para fornece-la ao consumo humano precisam ser pagos”, sintetiza Luciano.

A cobrança foi autorizada pela Justiça e já entrará em vigor em janeiro de 2019. Como forma de preservar e otimizar os valores investidos no processo de tratamento, a CAEMA em Presidente Dutra começará também em janeiro do ano que vem, um amplo e forte trabalho de hidrometração.

“Hoje nós temos um universo de 3.428 ligações hidrometradas em nossa rede, o que representa 30% de ligações de água potável. Nós queremos, a partir de janeiro, trabalhar na conscientização da importância, bem como, na implantação deste equipamento junto aos nossos usuários, para que possamos alcançar o controle do consumo em todas as ligações em áreas atendidas pela CAEMA”, disse Luciano.

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